PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção vai ter pista de gelo natural este Natal – Abertura marcada para o próximo sábado

29 Novembro, 2018 - 18:02

320

0

Monção vai ter uma pista de gelo natural este Natal. O anúncio foi feito ao final da tarde desta quarta-feira pela autarquia, cujo programa de Natal arranca esta sexta-feira, pelas […]

Monção vai ter uma pista de gelo natural este Natal. O anúncio foi feito ao final da tarde desta quarta-feira pela autarquia, cujo programa de Natal arranca esta sexta-feira, pelas 18h00, com a abertura da iluminação de Natal.

Este ano, o programa natalício decorre em dois palcos distintos: Praça Deu-la-Deu Martins e Avenida da antiga Estação da CP. O objetivo, explica a edilidade, é animar as duas áreas do centro histórico, permitindo uma maior circulação de pessoas e dinamização comercial. “Pelo segundo ano, preparamos um programa de Natal convidativo e diversificado, dirigido a todos os públicos. As atividades decorrem em dois locais distintos do centro histórico, facilitando o envolvimento de todos e dinamizando a atividade comercial”, congratula-se o presidente da Câmara, António Barbosa.

Na Avenida da Antiga Estação da CP, localiza-se a pista de gelo natural e demais equipamentos como insufláveis, carrosséis, carrinhos de choque, elásticos e jogos. A abertura deste espaço de animação, numa das principais entradas na vila, está marcada para sábado, dia 1, pelas 15h00. Na Praça Deu-la-Deu Martins, estará patente ao público, a partir do dia 14, uma carpa grande, onde terão lugar as oficinas de trabalho “Árvore dos Sonhos” e “Construção de Presépio”, sessões de cinema, atuações musicais e espetáculos de teatro e dança.

Nesta área, cujas atividades contam com a colaboração da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores 2019, o público pode ainda degustar produtos alusivos à época, bem como participar no Brinde de Natal, dia 24, e no Brinde de Ano Velho, dia 31.

 

Mercado, exposição e concertos

 

Com organização da Associação de Artesãos de Monção – Post`Arte, realiza-se, entre os dias 6 e 9, na Praça Deu-la-Deu, um Mercado de Natal, disponibilizando a munícipes e visitantes uma panóplia bastante interessante de artigos artesanais. O lema é: “Uma prenda artesanal é a melhor prenda de Natal”. No dia 7, inaugura-se a Exposição ao Ar Livre de Presépios de Natal. Participam 39 instituições/associações/clubes do concelho que prometem expor presépios imaginativos e criativos. A localização, definida em sorteio, abrange o centro histórico e urbanizações envolventes.

No fim de semana, dias 22 e 23, a Banda Musical de Monção apresenta o seu Concerto de Natal, no Cine Teatro João Verde. Um espetáculo muito participado pela população monçanense. Os bilhetes, no valor de 3,50 €, estão à venda na Loja Interativa de Turismo e naquela sala de espetáculos. No domingo, dia 23, também a Banda Musical da Casa do Povo de Tangil apresenta o seu Concerto de Natal. Marcado para as 15h00, no Centro Cultural do Vale do Mouro, à filarmónica tangilense junta-se o fado com o grupo “Almas do Fado”, voz de Matilde Lobato e música de Luís Gomes, Pedro Afonso e Pedro Alves.

 

Pai Natal chega de mota, de bicicleta e de barco

 

Promovido pelo Clube de Cicloturismo de Monção, decorre no dia 23, pelas 11h00, a iniciativa “Pai Natal de duas rodas”. No mesmo dia, pelas 15h00, realiza-se o passeio de Natal do Grupo Motard “Os Feras”. Em ambos os casos, a chegada é na Praça Deu-la-Deu. Com surpresas agradáveis para os mais pequenos. No dia 24, a noite de consoada é antecedida pela iniciativa “Chegada de Barco do Pai Natal”. Está marcada para as 15h00 e, por norma, junta muitas famílias para verem o velhinho de barbas branquinhas atracar no Cais da Lodeira e no Embarcadouro de Salvaterra de Miño.

Na última sexta-feira do ano, dia 29, pelas 19h00, realiza-se a Prova Solidária S. Silvestre. A partida tem lugar na Praça Deu-la-Deu, em Monção, e a chegada na Praza do Concello, em Salvaterra de Miño. À semelhança do ano passado, decorre também uma Mini S. Silvestre para crianças até aos 12 anos.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas