PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção vai recuar mais de 600 anos no próximo fim-de-semana

7 Junho, 2016 - 09:18

160

0

‘Ponte do Mouro Medieval’ promete transportar os monçanenses e visitantes até aos tempos de D. João I.

A localidade de Ponte do Mouro, em Barbeita/Ceivães, concelho de Monção, acolhe sábado e domingo a Recriação Histórica do Encontro de D. João l e o Duque de Lencastre em 1386. Denominada “Ponte do Mouro Medieval”, a iniciativa consta de um conjunto de atividades alusivas à época promovidas por uma empresa especializada com a colaboração de meia centena de pessoas das duas freguesias e elementos da associação Buraca da Moura.
Em Ponte do Mouro, estabeleceram-se as condições de cooperação militar entre os dois países, acertando-se os pormenores do casamento entre o Rei D. João I e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque. Os visitantes poderão apreciar e viver todo o contexto histórico da época, participando nas animações/recriações e degustando sabores tradicionais.
Nestes dois dias, Ponte do Mouro vai receber várias recriações medievais alusivas àquele período histórico: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espetáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval.
Do programa, destaque para a ceia medieval, sábado à noite, às 21h00, e para o encontro do Rei D. João I com o Duque de Lencastre, onde definiram a parceria militar e os pormenores do casamento, domingo à tarde, pelas 15h00.
O dia anterior, 10 de junho, feriado nacional, é dedicado a um ciclo de conferências no Cine Teatro João Verde que decorrerá após a sessão de abertura, pelas 16h00, com intervenções do presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues; do Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte; e da organização do evento, representada por Sandra Vieites.
Com moderação de José Emílio Moreira, anterior presidente da Câmara Municipal de Monção, estão previstas três comunicações: “Génese e contexto histórico da aliança anglo-portuguesa de 1386”, por Luis Adão da Fonseca, “O encontro de D. João I e o Duque de Lencastre – Ponte do Mouro”, por Alberto Antunes de Abreu, e “Plano de pormenor de salvaguarda e valorização da Ponte do Mouro”, por Odete Barra.

D. Duarte Pio vai marcar presença no “Ponte do Mouro Medieval”

D. Duarte Pio já confirmou presença no “Ponte do Mouro Medieval”. Conforme a Rádio Vale do Minho avançou esta segunda-feira, o pretendente ao trono de Portugal deverá chegar a Monção no final da tarde de sexta-feira. Em conjunto com o Marquês do Lavradio, D. Jaime d `Almeida, marcará presença num jantar solidário no Hotel Rural Convento dos Capuchos. No sábado, pelas 10h30, D. Duarte será recebido no Museu do Alvarinho pelo autarca monçanense, Augusto Domingues, seguindo-se saudação efetuada pelos antigos combatentes do ultramar e deposição de coroa de flores no monumento situado na Praça Deu-la- Deu Martins. Durante a tarde, o Duque de Bragança presidirá à abertura do Mercado Medieval, marcada para as 15h00.

Últimas