Menu

+

0

0

Monção

Monção: Vai começar a construção do novo Centro de Acolhimento Temporário

19 Fevereiro, 2023 - 13:12

3186

1

Foi assinado este domingo o contrato de empreitada de construção.

A Junta de Cambeses, em Monção, formalizou este domingo a assinatura do contrato de empreitada que permite avançar com os trabalhos de execução do futuro Centro de Acolhimento Temporário (CAT) daquela freguesia.

 

Trata-se de um projeto candidatado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e comparticipado pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

 

O investimento ronda os 140 mil euros que, segundo referiu a Presidente da Junta, Catarina Lourenço, “vai permitir à freguesia estar capacitada com um centro de acolhimento de emergência para fazer face a situação de vulnerabilidade social e familiar”.

 

“Estão agora reunidas todas condições para avançarmos para a fase de execução de obra. O cumprimento de todos os formalismos legais de contratação publica e o respeitar de todos os prazos de pronuncia limitou a celeridade do processo mas hoje podemos afirmar que até final do ano o centro de acolhimento será uma realidade e estará pronto a inaugurar”, disse Catarina Lourenço à Rádio Vale do Minho.

 

Para a autarca socialista, “hoje é um dia muito especial, é o dia de cumprir uma promessa eleitoral mas acima de tudo o respeitar  de um compromisso moral  que, em consciência, nos perseguia há muitos anos e que moralmente nos fragilizava enquanto comunidade”.

 

“Posso afirmar que Cambeses terá o primeiro centro de acolhimento temporário do concelho e que com esta valência reforçamos as nossas capacidades para ajudar famílias vulneráveis e em risco”, realçou.

 

A concluir, Catarina Lourenço manifestou “orgulho enorme” na sua equipa e “em todos  aqueles que contribuíram e nos ajudaram alcançar este objetivo”.

 

“Este centro de acolhimento é um passo de gigante no apoio social para a nossa freguesia, que em situações de emergência social ninguém fica para trás”, disse.

 

 

 

 

[Fotografia: JF Cambeses]

Tópicos:

#Ação Social

Últimas