PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Vai acontecer… neste sítio – Saiba TUDO sobre o Desfile Nacional do Traje

14 Setembro, 2022 - 00:13

1617

0

Evento vai realizar-se no próximo dia 24 de setembro.

[atualizada 12h01 – com hora de início do evento]

 

A rotunda da fonte da Danaide, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Monção, será o palco para a edição deste ano do Desfile Nacional do Traje Popular Português. A informação foi avançada à Rádio Vale do Minho pela Federação do Folclore Português (FFP).

 

O evento, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, está marcado para o próximo dia 24 de setembro, sábado. Será a primeira vez que vai ter lugar neste concelho.

 

A envolver a fonte será “instalada uma passerele e bancadas com mais de 40 metros, para o que o traje possa ter mais um momento de relevo e destaque”, adiantou a FFP.

 

Sabe já a Rádio Vale do Minho que são esperados mais de 1.200 folcloristas a desfilar “sendo que, serão incluídos novos quadros e algumas surpresas que até ao dia do desfile vão sendo reveladas”.

 

Todas as regiões etnográficas têm presença confirmada, com exceção das ilhas. “Das Comunidades Portuguesas espalhadas pela diáspora, estarão também presentes algumas representações, destacando a Casa de Portugal em Andorra e o Grupo Folclórico Alma Lusa, vindo do Brasil”.

 

Em declarações recentes à Rádio Vale do Minho, o Presidente da Câmara de Monção mostrou-se muito satisfeito ao acolher mais este evento de dimensão nacional no concelho.

 

“Será uma grande mostra do que é a nossa cultura e as nossas tradições”, disse António Barbosa realçando que se trata de um desfile onde apenas participam grupos folclóricos federados. Monção tem apenas dois: o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe e o Grupo Folclórico Estrela dos Vales.

 

“Vai ser um evento diferente. Estamos habituados a ver o folclore a ser dançado em cima de um palco. Mas isto será mais uma mostra da riqueza das nossas tradições”, adiantou António Barbosa.

 

O evento está a cargo da Federação Portuguesa de Folclore. Conta com os apoios do Município de Monção e da Fundação Inatel.

 

O início, segundo anunciou o Município esta quarta-feira, está marcado para as 21h30.

 

 

[Fotografias: Moncao informa.te/Screen vídeo José Gonçalves 2019]

Últimas