PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

4

4

Monção

Monção tem duas mulheres entre as 10 que mais marcaram a História de Portugal

4 Outubro, 2021 - 14:23

4725

1

Ranking da Vortex Magazine.

Deu-la-Deu Martins está entre as 10 mulheres que mais marcaram a História de Portugal. O ranking foi divulgado esta segunda-feira pela Vortex Magazine. A heroína de Monção aparece ao lado de individualidades como Dnª Teresa (mãe de D. Afonso Henriques); Rainha Santa Isabel; Inês de Castro… entre outras.

 

Para os menos conhecedores, Deu-la-Deu Martins é a lendária heroína de Monção. Está perpetuada no brasão da vila. A história desta mulher é contada e recontada dezenas de vezes ao ano e todos aplaudem o episódio épico em que esta corajosa mulher salvou a população local durante um cerco montado pelos castelhanos durante as guerras fernandinas – século XIV.

 

“Quando o exército castelhano, vindo da Galiza, cercou Monção, Deu-la-Deu demonstrou a sua astúcia, resiliência e bravura. Embora a fome apertasse do seu lado, ela mandou que pães, cozidos com a última farinha que restava, fossem atirados do alto das muralhas, para o inimigo”, conta a Vortex Magazine.

 

“Esta jogada brilhante enganou os castelhanos, já que estes acreditaram que Monção vivia com fartura, e que assim o cerco não seria eficaz. As tropas retiraram-se, e, graças a Deu-la-Deu, Monção viu-se livre das forças castelhanas”, conclui a publicação.

 

 

Dnª Filipa de Lencastre também entre as magníficas

A Rainha Dnª Filipa de Lencastre figura neste grupo restrito. A monarca está também relacionada com a História de Monção. 

 

Corria o dia 1 de novembro de 1386. Na Ponte do Mouro, em Monção, o rei D. João I e o Duque de Lencastre, de Inglaterra, assinaram o chamado Tratado de Monção. O documento definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e Dnª Filipa de Lencastre, filha do Duque.

 

No berço do Alvarinho, a celebração deste momento ganhou mais força nos últimos anos com a iniciativa Ponte do Mouro Medieval. Há uma recriação histórica deste momento. Porém, tem-se realizado sempre em pleno Verão não coincidindo assim com a data exata da assinatura do tratado.

 

O que é certo é que, desde a criação deste certame, os monçanenses têm mostrado maior consciência e conhecimento sobre em que consistiu e o que dele resultou.

 

 

Confira quem são as 10 mulheres que mais marcaram a História de Portugal:

 

1 – Dnª Teresa (mãe de D. Afonso Henriques)

2 – Rainha Stª Isabel

3 – Inês de Castro

4 – DEU-LA-DEU MARTINS

5 – Dnª FILIPA DE LENCASTRE

6 – Dnª Leonor de Avis

7 – Dnª Filipa de Vilhena

8 – Marquesa de Alorna

9 – Dnª Carlota Joaquina

10 – Carolina Beatriz Ângelo

 

 

[Fotografia: Rainha D. Filipa de Lencastre / DR]

Últimas