PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção tem a taxa de desemprego mais baixa do distrito

28 Julho, 2016 - 16:57

168

0

Dados referentes ao mês de junho assinalam uma diminuição de 101 inscritos no Centro de Emprego do Alto Minho e colocam Monção com uma taxa de 6,4%, quase metade da média nacional.

Monção apresenta atualmente a Taxa de Desemprego mais baixa do distrito de Viana do Castelo. Os números foram revelados pelo presidente da Câmara, Augusto Domingues em reunião do Executivo Municipal. Dados referentes ao mês de junho assinalam uma diminuição de 101 inscritos no Centro de Emprego do Alto Minho e colocam Monção com uma taxa de 6,4%, quase metade da média nacional que, de acordo com o INE, deverá situar-se em 11,2% no final do segundo trimestre.
Em apenas um mês, o número de desempregados do concelho inscritos no Centro de Emprego do Alto Minho diminuiu 101 pessoas, situando-se atualmente em 467 pessoas. Em termos percentuais, contabilizando a população ativa (Censos 2011) pelo número de inscritos, chega-se à taxa de 6,4 %, a mais baixa do distrito de Viana do Castelo e quase metade da média nacional: 12,4 % no primeiro trimestre, estimando-se que, segundo o INE, baixe para 11,2 % nas contas do segundo trimestre.
Estes dados foram obviamente recebidos pela autarquia com grande satisfação. “Tem sido um esforço grande mas os resultados estão a aparecer”, referiu Augusto Domingues, reafirmando que “o município vai continuar a apostar nesta vertente porque o emprego é fundamental para as famílias terem mais qualidade de vida e conforto. Sabemos que é difícil acabar com o desemprego mas tudo faremos para chegarmos a uma taxa residual”.
No conjunto dos dez concelhos, metade diminuiu o número de inscritos nos dois centros de empregos distritais, sendo Monção o município com a diminuição mais acentuada. Quatro viram aumentar o número de desempregados e um, Paredes de Coura, tem exatamente as mesmas pessoas na variação de maio para junho.
Monção possui a taxa mais baixa (6,4%) sendo acompanhado no pódio por Vila Nova de Cerveira (7,4%) e Melgaço (7,5%). Do total de 467 pessoas inscritas, 228 são homens e 239 são mulheres. 267 estão inscritos há menos de um ano e 200 há um ano ou mais.

Últimas