PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Muito ‘speed’… pouco drift… e tanto amor ao Rali – veja o VÍDEO

1 Março, 2020 - 11:52

479

0

PUB Nem a ameaça de chuva conseguiu demover o povo. A Praça Deu-la-Deu voltou a encher durante a noite deste sábado para aquela que foi a primeira prova de qualificação […]

PUB

Nem a ameaça de chuva conseguiu demover o povo. A Praça Deu-la-Deu voltou a encher durante a noite deste sábado para aquela que foi a primeira prova de qualificação da 43ª edição do Rali à Lampreia. Uma edição histórica, tendo em conta o maior número de inscrições: alcançaram as 59. No entanto,  quatro pilotos acabaram por desistir.

“Isso aconteceu muito possivelmente devido às condições metereológicas”, disse à Rádio Vale do Minho o presidente da Câmara, António Barbosa, realçando que o piso molhado é pouco convidativo às manobras mais arriscadas com os automóveis.

De facto, assim foi. Uma noite em que os pilotos preferiram investir mais na velocidade do que propriamente no espetáculo. Foram poucos… muito poucos os que ousaram fazer drift na emblemática rotunda da Danaide.

Mas o que é o drift? É uma palavra inglesa cujo significado é “à deriva”. Tornou-se num estilo de condução de carros, especialmente preparados para o efeito, que consiste em utilizar várias técnicas de derrapagem nas curvas, fazendo com que o carro deslize de lado, preferencialmente em alta velocidade.

É a tal manobra que faz com que os pneus deitem imenso fumo, e que geralmente provoca explosões de alegria na assistência.

Só que desta vez, com tanta água no piso, tornou-se complicado. E até mesmo perigoso. A maior parte dos pilotos optou por carregar no acelerador e contornar a fonte o mais depressa possível. Houve drifts, claro… mas sentiu-se o vazio provocado pela falta do aroma do pneu queimado.

 

António Barbosa: “A hotelaria monçanense está praticamente esgotada. É mais um ano de sucesso para este Rali.”

 

“Mesmo com o tempo de chuva, temos muita gente esta noite. A hotelaria monçanense está praticamente esgotada. É mais um ano de sucesso para este Rali”, referiu António Barbosa. Uma iniciativa que, para o presidente da Câmara, “dá uma forte dinamização à economia local, sobretudo ao nível da restauração e dos próprios bares”.

Durante a manhã deste domingo realizou-se a 1ª prova complementar. A partir das 16h00, realiza-se a 2ª e última prova complementar. A entrega de prémios está prevista para as 18h00.

De referir que o Município de Monção voltou a associar-se este ano a mais uma edição da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de ExcelênciaSão mais de duas dezenas de restaurantes do concelho que estão já a divulgar um dos principais atrativos culinários da região que, em conjunto com a realização de um conjunto variado de atividades que, nestes meses, vai transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo e convidativo para os visitantes.

Já na XI edição, a iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência é um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

 

Veja ou reveja o vídeo da Rádio Vale do Minho na prova de qualificação do Rali à Lampreia 2020

 

PUB

Últimas