Aconteceu há 50 anos. No dia 30 de outubro de 1974 abriu um novo estabelecimento na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.
Até aí tinha sido uma taberna, onde se vendiam presuntos e vinho a copo.
O novo proprietário, Evaristo Cardoso, natural de Monção, decide manter o nome: Solar dos Presuntos.
Porém, conforme conta o jornal Expresso, a primeira mudança que fez foi acrescentar um anúncio a dizer “Alta Cozinha de Monção”.
Ao longo de cinco décadas, a casa somou prémios e prestígio. Sobretudo graças ao esforço, empenho e mérito de Evaristo Cardoso, falecido em dezembro de 2022, aos 80 anos de idade.
Evaristo Cardoso
[crédito fotografia: DR]
Hoje, em Portugal, serão poucos os portugueses que nunca tenham ouvido falar do Solar dos Presuntos.
Para além da excelência e altos padrões no serviço, tornou-se numa casa por onde passam rostos famosos vindos de todos os quadrantes.
Rainha Sofia, de Espanha
[crédito fotografia: Solar dos Presuntos]
Bernie Ecclestone, antigo presidente da Fórmula 1
[crédito fotografia: Solar dos Presuntos]
Fernando Pimenta, medalhado canoísta de Ponte de Lima
[crédito fotografia: Solar dos Presuntos]
Evaristo Cardoso recebeu o Prémio Carreira do Guia Boa Cama Boa Mesa 2017, que pretende prestar homenagem e elogiar, de uma forma pública, uma personalidade que se destaque nas diversas vertentes associadas à Boa Cama e Boa Mesa.
O fundador do Solar dos Presuntos recebeu em fevereiro de 2022, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a comenda da Ordem do Mérito Empresarial e Comercial, tornando o empresário comendador.
[crédito fotografia: DR]
Nesta data prestou-se homenagem ao fundador do Solar dos Presuntos, com a apresentação de um mural com o rosto de Evaristo e Graça, da autoria do artista urbano Vhils, na esplanada do restaurante.
Um ano e meio após a sua morte, em Monção, sua terra Natal, o empresário passou a dar nome a uma rua e a uma praceta.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Solar serve até 800 refeições por dia
Atualmente, refere ainda o Expresso, este restaurante, com 200 lugares sentados, “serve até 800 refeições por dia, 500 quilos de cabrito e mais de 800 de polvo por semana”.
“O legado da paixão pela ‘alta cozinha de Monção’ e tradição nacional, transmitido pelos fundadores Evaristo Cardoso (e o irmão Manuel) e Maria da Graça, foi assimilado pelo filho Pedro, a neta Carolina e os colaboradores. Sabem receber e trazem à mesa queijo e enchidos, Peixinhos-da-horta, Amêijoas à Bulhão Pato e Polvo à galega. À terça-feira há Arroz de cabidela e à quarta, Cozido à Minhota. E ainda emblemas como Cabrito assado à Moda de Monção, arroz ou açorda de lavagante, Bacalhau assado no forno à Portuguesa, paella e lampreia de estação. Depois dos doces, observe as fotos com famosos da cultura, desporto e política. A reabertura do espaço Gracinha, no terraço, é o novo brinde”, lê-se.
Recorde-se que, pela primeira vez, o Solar dos Presuntos marcou este ano presença na Feira do Alvarinho de Monção.
Trouxe arroz de lavagante que foi um êxito no evento.
[crédito fotografia: Solar dos Presuntos]
Entretanto, e apesar de várias remodelações ao longo de todos estes anos, o anúncio “Alta Cozinha de Monção” ainda por lá se mantém. Para grande orgulho dos da casa e de todos os monçanenses.
Comentários: 0
0
0