PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Socorristas já estão na Turquia – Primeiras imagens são impressionantes [FOTOS]

11 Fevereiro, 2023 - 07:52

3186

0

Socorristas monçanenses já estão a lutar contra o tempo.

“O cenário é dantesco”. As palavras são de Gonçalo Oliveira, coordenador do grupo de socorristas monçanenses, que esta sexta-feira chegou à cidade de Adana, na Turquia, uma das zonas mais afetadas pelo sismo da passada segunda-feira.

 

A equipa da Subzone – Search and Rescue Team aterrou de helicóptero no local e juntou-se a várias equipas internacionais multidisciplinares, desde engenheiros, passando por médicos de emergência pré-hospitalar, a especialistas de busca e salvamento com recursos cinotécnicos.

 

“Já estamos a lutar contra o tempo para encontrar pessoas com vida. Isto é constrangedor! Há várias famílias desalojadas, desesperadas por encontrar familiares”, contou Gonçalo Oliveira à Rádio Vale do Minho.

 

“Há gente perdida. Desorientada. Sem qualquer recurso. Perderam tudo!”, descreveu o coordenador da equipa de Monção.

 

 

 

Fotografias [créditos: Subzone à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

O número de mortos já ultrapassou os 23 mil.

 

Numa altura em que as hipóteses de encontrar sobreviventes entre os escombros são cada vez mais remotas, os camiões com ajuda humanitária das agências das Nações Unidas começaram também a chegar.

 

Para além da fome, há ainda o problema do frio. Permanecer dentro da maior parte dos edifícios não é seguro.

 

“As temperaturas são muito baixas e há neve no horizonte. A cada passo encontramos famílias ao redor de pequenas fogueiras. Todos somos poucos”, descreveu Gonçalo Oliveira.

 

 

Temperaturas na Turquia são baixas e há neve no horizonte

[Fotografia: Subzone à Rádio Vale do Minho]

 

 

Até ao momento, de acordo com os dados mais recentes, desabaram na Turquia quase três mil prédios em sete províncias, incluindo escolas, hospitais e uma famosa mesquita do século XIII.

 

Para alguns analistas em geologia e engenharia, citados pelo jornal britânico The Guardian a Turquia há anos que não aplica formas modernas na construção permitindo, em alguns casos, o boom imobiliário em zonas propensas a terramotos.

 

No total, recorde-se, são nove socorristas de Monção que estão no teatro de operações. 

 

A equipa está a ser coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira. É formada ainda por João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.

 

 

 

[Fotografias capa: Subzone à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Sismo#Turquia

Últimas