PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção: “Sha… la-la-la-la-la! Monção allez!” – Povo saiu à rua para festejar título [FOTOS e VÍDEOS]

11 Junho, 2022 - 00:37

4574

0

Noite histórica em Monção.

Campeões! Campeões! Nós somos campeões!“. Uma multidão encheu esta sexta-feira, ao princípio da noite, a Praça Deu-la-Deu, em pleno centro histórico de Monção.

 

A euforia tomou conta de um povo que há 24 anos não vivia um momento assim. A última vez que o Desportivo de Monção tinha saboreado a subida até ao futebol nacional remontava à época 1997/1998.

 

Voltou a fazer-se história no berço do Alvarinho. Na finalíssima do campeonato da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), o Desportivo de Monção venceu o Atlético dos Arcos por 2-3 e sagrou-se campeão distrital de futebol. Ascende na próxima época ao Campeonato de Portugal.

 

A moldura humana era imensa na Praça quando o autocarro com a equipa entrou no recinto. A multidão ficou em êxtase. O vermelho e o azul enchiam a perder de vista numa onda de alegria enorme.

 

Em jeito de ritual, o autocarro contornou a fonte da Danaide e parou em frente ao Museu do Alvarinho.

 

Os campeões saíram e a festa continuou, com o presidente da Câmara totalmente envolvido com os adeptos. Barbosa saltava, gritava, ria e também ele levava com os sucessivos banhos de espumante que se soltavam.

 

 

Veja a galeria de fotos do momento da chegada dos campeões:

 

 

Receção apoteótica na Praça Deu-la-Deu:

 

 

 

 

Avelino Afonso: “Monção é uma terra única!”

Entre os festejos, estava também o presidente do Desportivo, Avelino Afonso. Entre um misto de alegria e de alguma emoção à mistura, o dirigente mostrou-se grato a uma terra que o viu nascer.

 

“Monção é uma terra única! Que me desculpem todos os outros concelhos do distrito, mas Monção realmente deixa marca! Houve gente que duvidou mas temos uma equipa técnica e jogadores com muita qualidade”, realçou Avelino Afonso aos microfones da Rádio Vale do Minho.

 

Questionado sobre o Campeonato de Portugal, o presidente teve resposta pronta. “Agora é festejar! Festejar! Festejar! Mas na segunda-feira começamos já a preparar a próxima época”, assegurou.

 

Stivan é um dos jogadores mais mortíferos do Depor. No jogo desta sexta-feira fez assinou um dos golos. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Stivan admitiu que a finalíssima foi complicada.

 

“Os Arcos têm uma grande equipa”, elogiou Stivan recordando que o momento em que o Depor ficou reduzido a 10 tornou tudo mais difícil. No entanto, para o jogador, “fomos justamente campeões”.

 

 

Veja as fotos dos festejos em frente ao Museu do Alvarinho:

 

 

António Barbosa festejou efusivamente com a multidão:

 

 

Euforia total

 

 

 

 

Rogério Amorim: “Consegui fechar algo que ficou sempre em aberto”

Embora visivelmente muito feliz, o treinador do Desportivo era aquele que conseguia manter a postura mais serena em todo aquele ambiente de euforia.

 

Rogério Amorim, com a sua inseparável boina e ao estilo britânico, ia saudando os adeptos. Voltou a fazê-lo a partir das varandas do Museu do Alvarinho.

 

“É uma grande alegria! Hoje consegui fechar algo que ficou sempre em aberto desde a minha última passagem pelo Desportivo. Andei sempre no quase… Hoje fechamos um ciclo”, disse visivelmente orgulhoso à Rádio Vale do Minho.

 

“Este é um grande clube. Estava meio adormecido. Conseguimos acordar esta gente toda! É inacreditável”. Quanto ao Campeonato de Portugal, “hoje é para festejar… amanhã podemos pensar nisso”.

 

 

Uma multidão na praça Deu-la-Deu aplaudiu a equipa nas varandas do Museu do Alvarinho:

 

 

Noite histórica em Monção:

 

 

 

 

“E salta Barbosa! E salta Barbosa! Olé!”

Chegou então a vez do presidente da Câmara, António Barbosa, falar ao povo.

 

De cabelo totalmente molhado pelo espumante e com a camisola do Desportivo vestida, António Barbosa foi efusivamente saudado pela multidão cá em baixo.

 

“O nosso território continua a afirmar-se e o Desportivo de Monção faz parte. Parabéns campeões!”, soltou Barbosa. A multidão rebentou em mais um estrondoso aplauso.

 

Mas Barbosa acredita que o Depor pode ir mais longe. “Monção tem de ter nos próximos anos um clube nos campeonatos profissionais. E eu vou trabalhar todos os dias para que isso aconteça”, garantiu o presidente da Câmara.

 

Nova ovação. E salta Barbosa! E salta Barbosa! Olé!“, cantava o povo em uníssono. O autarca correspondeu. Saltou uma vez mais, envolvido com tanta alegria.

 

“Sou um grande felizardo. Sou presidente da terra que amo e de todos vocês. Obrigado! Obrigado!”, concluiu Barbosa perante mais um longo aplauso.

 

 

Banho e fogo de artifício

A enorme festa culminou depois com os jogadores a mergulharem na fonte da Danaide para o tão esperado banho da vitória. Seguiu-se o grande final, com uma sessão de fogo-de-artifício que abrilhantou a noite de glória do Desportivo de Monção.

 

 

Jogadores seguiram para a fonte da Danaide – foi o banho da vitória:

 

 

 

Veja o vídeo:

 

 

 

 

A noite terminou com sessão de fogo de artifício:

 

 

 

Com esta vitória, para além da proeza histórica de sagrar-se campeão distrital e ascender ao Campeonato de Portugal, o Desportivo de Monção ainda tem mais dois canecos para disputar. 

 

No próximo dia 19, em Caminha, voltará a entrar em campo para defrontar o SC Courense para discutir a Supertaça da AFVC que coloca frente a frente o vencedor do campeonato da I Divisão e o vencedor da Taça da AFVC.

 

E ainda há a Taça do Minho, onde o Depor vai defrontar o vencedor do Campeonato da Associação de Futebol de Braga.

 

 

[Fotografias e vídeos: Rádio Vale do Minho]

Últimas