Foi esta sexta-feira aberto ao público o novo acesso pedonal entre a Avenida D. Afonso III, a Rua do Cano e o Largo Dr. Oliveira e Silva (Largo das Finanças).
Em poucos minutos, a obra foi estreada por dezenas de pessoas de todas as idades. Foi sucessivamente elogiada, tendo o Presidente da Câmara, António Barbosa, sido congratulado pelo investimento realizado.
Em números, foram 186.672 euros. A intervenção foi da responsabilidade da empresa Ibenarom, Lda.
Foi criada uma escadaria, pérgula, passeios, árvores e espaços ajardinados. Contemplou, também, o reforço da iluminação pública, sobressaindo, neste quadro, o antigo depósito de água da CP.
[Fotografia: Município Monção]
[Fotografia: Município Monção]
“Um investimento diminuto para a importância que esta obra tem. Aquilo que sinto é que é uma obra magnífica”, avaliou António Barbosa.
“É um embelezamento cada vez maior da nossa vila. Que nos orgulha e que traz cada vez mais gente a visitar o nosso território”, referiu.
[Fotografia: Município Monção]
Desta obra faz parte o antigo depósito de água da CP.
Há sete anos, antes das eleições autárquicas de 2017 (ganhas pela primeira vez por António Barbosa), chegou a temer-se o colapso da estrutura.
No entanto, imediatamente no ano seguinte, António Barbosa recuperou-a.
Em maio de 2017, o antigo depósito de água estava assim
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Em 2018 foi totalmente recuperado
[crédito fotografia: Município Monção]
“Qundo recuperámos este depósito, as pessoas gostaram muito. Mas foi algo isolado. Hoje as pessoas já percebem que o projeto é muito mais abrangente. O que aqui temos hoje, com este depósito de água, com o antigo armazém da CP e com a antiga estação é respeitarmos o passado e darmos passos fortes e consistentes para um futuro promissor”, disse.
A presente requalificação, onde constou o prolongamento da “vírgula” rodoviária junto à sede da Banda Musical de Monção, assegura maior disciplina e fluidez do trânsito automóvel, garantindo, ainda, um acesso mais facilitado ao Parque de Estacionamento da Cova do Cão.
O novo acesso pedonal é parte integrante do projeto de requalificação daquela área, uma das principais entradas no centro histórico.
[Fotografia: Município Monção]
Em dezembro de 2023, abriu ao público a Avenida D. Afonso III, valorizando a mobilidade pedonal, a sustentabilidade ambiental e o património edificado.
Centrado em três aspetos fundamentais da vivência comunitária, nomeadamente, a requalificação urbanística, a eficiência energética e a dinamização comercial, o projeto de requalificação em curso terá continuidade com a beneficiação da Rua das Cancelas e toda a área junto à muralha.
FICO SEMPRE FELIZ COM TUDO QUANTO CONTRIBUI PARA O EMBELEZAMENTO DE MONÇÃO.
ESTA ZONA FAZ PARTE DA MINHA INFÂNCIA QUANDO MORAVA NA ” CASA DA MURALHA “.
QUE SAUDADES DE ASSISTIR À CHEGADA E PARTIDA DOS COMBOIOS…
UM ABRAÇO PARA OS MONÇANENSES.
ROSA MARIA ( MANÉ )