PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Senhor do Bonfim sem procissão e com várias medidas preventivas

22 Junho, 2020 - 08:55

358

0

PUB É uma das maiores festividades religiosas do concelho de Monção. Realiza-se todos os anos, no segundo fim de semana de julho. A Fé leva centenas de peregrinos ao alto […]

PUB

É uma das maiores festividades religiosas do concelho de Monção. Realiza-se todos os anos, no segundo fim de semana de julho. A Fé leva centenas de peregrinos ao alto da montanha, mais precisamente à freguesia de Anhões.

Ora a rezar, ora a conversar ou então em silêncio. Várias horas de caminhada que culminam na capela do recinto, já adornada e envolvida pelos habituais feirantes que aproveitam sempre estas festividades para amealhar mais algum. Mas este ano tudo – ou quase tudo – será diferente devido ao novo coronavírus (COVID-19).

“As novenas serão suprimidas. No domingo, dia mais solene, teremos a Eucaristia mas sem a habitual procissão”, adiantou à Rádio Vale do Minho o Padre Nélson Barros, pároco local.

A missa, seguindo a tradição, será celebrada ao ar livre. “O uso de máscara de proteção individual e a distância física entre os participantes serão obrigatórios”, frisou o sacerdote.

A imagem do Senhor do Bonfim irá encontrar-se desde logo no exterior e não na capela. Irão existir vários dispensadores de gel desinfetante pelo recinto do Santuário.

Devido à pandemia provocada pela COVID-19, a organização das festividades prevê para este ano uma diminuição do número de peregrinos. Mesmo assim, numa mensagem a todos os devotos, o sacerdote recomenda o máximo cuidado.

“Mantenhamos o uso de máscara e a distância social recomendada pela Direção-Geral da Saúde. Sem criar grupos numerosos. Dentro das normas, de certeza que tudo irá correr bem e isso só depende da responsabilidade de todos”, acrescentou o pároco.

Situado em zona de montanha, sensivelmente a 16 quilómetros da sede do concelho, o Santuário do Senhor do Bonfim é visitado por milhares de pessoas durante o ano. As festividades deste ano estão marcadas para o fim de semana de 11 e 12 de julho.

 

[Fotografia: Arquivo / Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas