PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Seis mil viram o ‘Mundo a Dançar’ no Campo da Feira [FOTOS]

31 Julho, 2023 - 01:20

2998

1

FolkMonção.

Cerca de seis mil pessoas assistiram este domingo no Campo da Feira, em Monção, à Gala Deu la Deu da 38ª edição do FolkMonção – O Mundo a Dançar

 

Um espetáculo onde passaram pelo palco os 10 grupos dos 10 países participantes nesta edição: Africa do Sul; Argentina; Bolívia; Equador; Geórgia; Portugal; Taiti; Ucrânia; Venezuela.

 

Todos muitos aplaudidos, tanto pela arte como pela originalidade. No entanto, uma vez mais e por razões evidentes, o maior, mais caloroso e solidário aplauso foi para o grupo vindo da Ucrânia.

 

No final, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, mostrou-se muito agradado com o espetáculo e antevê uma excelente edição.

 

“Foi um grande arranque. Uma noite com algum frio, mas com atuações quentes!”, disse Barbosa com um sorriso. “Saiu daqui um grande sinal para uma semana que vai ser fantástica, com uma mensagem de paz e de esperança para todo o mundo”, assegurou.

 

Sem hesitações, o autarca reiterou uma vez mais que o FolkMonção é um “orgulho” para o concelho.

 

“É o espaço onde continua a mostrar-se que olhamos para a cultura de forma muito abrangente. Mostrando o que de melhor de se faz no mundo. Promover a unidade e acabar de vez com as guerras, não só a Ucrânia mas também com outras que acontecem em vários lados”, acrescentou.

 

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

São 10 países participantes

A edição deste ano conta com a presença de grupos vindos da África do Sul, Argentina, Bolívia, Equador, Geórgia, México, Portugal, Taiti, Ucrânia e Venezuela.

 

“O propósito maior deste Festival Internacional de Folclore é, mais uma vez, brindar o público com espetáculos únicos, onde se celebra a cultura e as tradições de cada país e região através da dança e seus cantares”, recorda a organização.

 

 

 

O QUE AINDA PODE VER

 

 

31 de julho, Paredes de Coura, Centro da vila

22h00: Argentina – Bolívia – Taiti – Ucrânia

 

31 de julho, Salvaterra de Miño, Muralhas

21h30 (esp): Africa do Sul – Equador – Geórgia – Venezuela

 

2 de agosto, Arcos de Valdevez, Anfiteatro junto da Ponte Nova

22h00: Argentina – Equador – Geórgia – Taiti

 

2 de agosto, Vila Nova de Cerveira, Terreiro

22h00: Africa do Sul – Bolívia – Ucrânia – Venezuela

 

3 de agosto, Ponte de Lima, Expolima

22h00: Africa do Sul – Argentina – Bolívia – Equador – Geórgia – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

4 de agosto, Melgaço, Largo Hermenegildo Solheiro

22h00: Argentina – Equador – Geórgia – Taiti

 

4 de agosto, P. Barca, Centro da Vila

22h00: Africa do Sul – Bolívia – México – Ucrânia 

 

5 de agosto, Valença, Jardim Municipal

22h00: México – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

6 de agosto, Monção, Campo da Feira

22h00 Gala de Encerramento: Africa Do Sul – Argentina – Bolívia – Equador – Geórgia – México – Taiti – Ucrânia – Venezuela

 

 

Como vai ser?

Para além de Monção, os espetáculos irão acontecer em Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.

 

À semelhança dos anos anteriores, também pode assistir ao espetáculo em Espanha: Salvaterra do Miño (31 de julho).

 

A entrada é livre e gratuita em todos os locais. O início dos espetáculos está previsto para as 22h00 em Portugal e 21h30 em Espanha.

 

 

Feira Semanal vai receber desfile

Ainda durante esta semana de Folk, a feira semanal de Monção (quinta-feira), será marcada pelo desfile dos grupos participantes, potenciando uma maior interação com o público que tipicamente assiste pelas ruas deste Município.

 

“Este é um momento que tenta aproximar os diferentes povos e culturas através da dança e deslumbrar as pessoas que assistem nas ruas através dos seus trajes característicos, e ritmos animados”.

 

A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários.

 

Monção, prepara-se assim, para acolher com a sua habitual hospitalidade os vários grupos, na Escola EB 2.3 de Monção, onde também irão decorrer, na cantina, as refeições dos participantes.

 

Este é um festival reconhecido pelo C.I.O.F.F (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um trabalho inigualável.

 

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Folclore

Últimas