PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: ‘Segunda volta’ do Cordeiro realiza-se este fim-de-semana

15 Outubro, 2016 - 01:50

175

0

Esperada nova enchente em todos os restaurantes aderentes.

O Festival do Cordeiro prossegue este fim-de-semana em Monção. Depois de uma ‘primeira volta’ com grande afluência, sobretudo no domingo, os restaurantes voltam a confecionar Cordeiro à Moda de Monção, e na Praça Deu-la- Deu Martins decorre mais uma “colherada” de atividades. Este sábado, pelas 15h30, workshop “Cordeiro à Moda de Monção” conduzido pelo conhecido cozinheiro local, João dos Matraquilhos.
Uma hora mais tarde, Joaquim Cerqueira, (ESA-IPVC) orienta o Workshop “A Importância dos Recursos Genéticos – Raça Bordaleira de Entre Douro e Minho e Raça Churra do Minho nos Territórios de Baixa Densidade”. Pelas 22h00, atuação da banda CRU, quatro músicos com percursos musicais distintos unidos num projeto comum.
O último dia, domingo, compreende, pelas 11h00, mais uma tertúlia sobre Vinhos de Monção, orientada por João Pereira, e o ateliê de pintura com solo, promovido por Susana Mendes (ESA-IPVC). Neste dia, com início às 9h30, decorre ainda a Maratona de BTT Berço do Alvarinho, organização do Clube de Cicloturismo de Monção e Associação de Ciclismo do Minho.
Nestes dias de festival, a partir das 11h30 e das 18h30, decorrem degustações do Cordeiro à Moda de Monção. Por um valor simbólico, dois euros, podem adquirir-se provas servidas em pequenos alguidares. Um primeiro contacto dos visitantes com o sabor deste prato tradicional. Para depois aprofundar num dos restaurantes participantes.

Presidente da Câmara pediu aos restaurantes para reforçar oferta

A caminho da ‘segunda volta’ do Festival do Cordeiro, o presidente da Câmara de Monção pediu aos empresários da restauração que reforcem a oferta neste fim de semana. “O primeiro fim de semana correu muito bem. Esperamos que o mesmo aconteça no segundo. É importante que quem nos visita com a intenção de provar o nosso cordeiro, tenha a certeza que o vai conseguir. Peço aos restaurantes que tenham isso em atenção para que ninguém saia de Monção sem provar este prato tradicional da nossa terra”, apelou Augusto Domingues.
Em reunião do Executivo Municipal, o autarca pediu ainda aos visitantes que coloquem a possibilidade de reservar espaço num dos 21 restaurantes presentes no festival. “A confeção deste prato é trabalhosa e vem da véspera com o ‘banho’ do cordeiro e a preparação da calda para o arroz. Tenham isso em conta e reservem mesa num restaurante do concelho. Qualquer um. São todos bons”.
De referir que o Festival do Cordeiro é apoiado pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) e Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI). O investimento feito pela autarquia situa-se em 40 mil euros.

Últimas