PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Segunda noite da Ponte do Mouro Medieval consolidou êxito do evento

12 Agosto, 2018 - 08:29

229

0

“Este ano, o banquete medieval está com muita mais qualidade”. As palavras foram ditas este sábado à Rádio Vale do Minho pelo Vice-Presidente da Câmara de Monção, João Oliveira, que […]

“Este ano, o banquete medieval está com muita mais qualidade”. As palavras foram ditas este sábado à Rádio Vale do Minho pelo Vice-Presidente da Câmara de Monção, João Oliveira, que marcou presença na segunda noite da iniciativa Ponte do Mouro Medieval. Uma segunda ceia que, à semelhança da primeira, voltou a ter lotação esgotada com todos os participantes a saírem muito satisfeitos da tenda onde decorreu a atividade onde o prato principal foi o javali.

Ao longo do jantar, a animação foi mais do que muita. Os comensais aplaudiram à farta a bailarina da dança do ventre, os soldados do rei que fizeram uma autêntica demonstração de armas, os domadores de aves e os vários trovadores que preencheram o espaço com os sons da música medieval. “É uma perspetiva de melhoria que continua e que nós gostamos muito de ver nestes eventos. Esperamos que o futuro seja ainda mais risonho”, disse o autarca social-democrata.

 

Pela vereação socialista, nesta segunda noite, foi o vereador Paulo Esteves quem marcou presença. À Rádio Vale do Minho, o também coordenador da concelhia local, sugeriu mesmo a ideia de patentear o evento Ponte do Mouro Medievel no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. “Faria todo o sentido fazer aqui uma linha de merchandising“, disse o autarca que no mandato anterior exerceu as funções de vereador da Cultura. “Sinto-me orgulhoso porque apoiei, apoio e apoiarei sempre este evento. Quer como vereador que fui na área da cultura, quer como vereador sem pelouro. Eventos com qualidade devem ser apoiados!”, defende o autarca socialista.

Recorde-se que foi em 1386 que D. João I e o Duque de Lencastre se encontraram na Ponte do Mouro, em Monção. Desta reunião resultou o Tratado de Monção. O documento definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.

De referir que a iniciativa Ponte do Mouro Medieval estreou em 2016. Tem sido considerada uma das melhores atividades culturais em todo o concelho. Para tal tem contribuído, entre outros fatores, o realismo da recriação histórica e toda a animação da Feira Medieval realizada em Barbeita/Ceivães. A edição do ano passado ficou marcada pela introdução da ceia medieval. O êxito foi de tal ordem que este ano irá acontecer em dobro. O projeto e a excelência dos atores têm merecido aplausos em todas as frentes. A iniciativa tem sido fortemente louvada pelo Município de Monção. A edição deste ano prolonga-se até este domingo.

 

Veja as fotos da segunda ceia da Ponte do Mouro Medieval:

 

PUB

 

 

 

Últimas