PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: São precisos vários homens para ‘levantar o pau’ nesta freguesia

8 Maio, 2023 - 11:09

1476

0

Festas de S. João em Longos Vales.

O ritual repete-se todos os anos. O Dia de S. João aproxima-se e a freguesia de Longos Vales, em Monção, apronta-se para assistir ao Levantamento do Pau.

 

A iniciativa secular já tem data marcada para este ano: vai ter lugar no próximo dia 4 de junho, a partir da 15h00.

 

Trata-se de um momento muito acarinhado e participado pela população local. Assinala o arranque das festividades em honra de S. João Baptista, cujo ponto alto é no dia 24 de junho, constando do levantamento de um pau de eucalipto com uma altura variável entre 30 e 40 metros.

 

Os elementos da comissão, com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas e muitos populares, procedem à sua colocação vertical num trabalho de equipa, onde é necessária habilidade, força e estratégia coletiva.

 

 

Programa prossegue a partir do dia 20 de junho

De acordo com o programa já divulgado, os festejos do padroeiro da freguesia prosseguem a partir de 20 de junho. 

 

Nos dias 20, 21 e 22 haverá música gravada a partir das 10h00. Às 19h30, Tríduo com Eucaristia e Sermão.

 

Para o dia 23 de junho, a partir das 23h30, está marcado o arraial de S. João abrilhantado pelo grupo Kalhambeke. Uma hora depois, a grande tirada de fogo de artifício.

 

No dia seguinte, Dia do Padroeiro, haverá Eucaristia Solene e Majestosa Procissão. Mais à noite, a festa continua com o grupo Os Implacáveis e DJ Pedro Pagodes.

 

O dia 25 de junho será dedicado à Música Popular. Pelo palco da festa vão passar o Grupo Folclórico Estrela dos Vales; o Grupo Os Magníficos; e o Grupo Folclórico Amigos de Longos Vales.

 

Os festejos da freguesia continuam depois no dia 8 de agosto, com o Dia do Emigrante, com Eucaristia e Sermão. A noite será animada pelo grupo Eclipse.

 

 

 

Confira o programa ao pormenor:

 

[Fonte: DR]

 

 

 

 

A última tarefa da comissão está marcada para 31 de dezembro, dia em que o pau é deitado abaixo e cortado, entrando ao serviço, no dia seguinte, uma nova comissão.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Ana Real]

Tópicos:

#Tradição

Últimas