PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: São Jorge e a Coca voltam a ‘ajustar contas’ esta quinta-feira

26 Maio, 2016 - 09:18

174

0

Tradicional combate será um os pontos altos do segundo dia das Festas do Corpo de Deus.

São Jorge e a Coca voltam hoje a medir forças naquele que é um dos pontos altos das Festas do Corpo de Deus, em Monção. O combate está marcado para o final da tarde, no Largo do Souto, e promete atrair muita gente ao local. E desengane-se quem pensar que o triunfo de ‘São Jorge’ é uma certeza. Na esmagadora lista de vitórias somadas pelo ‘santo’ ao longo dos anos, a Rádio Vale do Minho ouviu testemunhos de combates em que o dragão levou a melhor sobre o protetor dos monçanenses. Há quase três décadas, o vereador Paulo Esteves era uma criança quando presenciou o impensável. “Lembro-me de um combate em que o cavalo se assustou com a Coca. O animal galgou a parte onde o público estava sentado. A Coca pode mesmo ganhar e isso é um facto. Nunca desejo isso porque, quando acontece, os presságios são de mau ano agrícola e de miséria”, contou o autarca à Rádio Vale do Minho no ano passado.
O povo, que geralmente acorre em massa para ver este ritual que se repete todos os anos, já está habituado às vitórias do lado que simboliza o Bem. Mas naquele ano, continuou Paulo Esteves, as pessoas reagiram com espanto. “Houve quem tivesse ficado satisfeito mas fica sempre aquela apreensão. A Coca tem grandes dimensões e simboliza o mal. Mas acredito que as pessoas que assistiram àquele combate não foram para casa a pensar que iriam ter um mau ano”, disse o vereador com uma gargalhada. A verdade é que, sublinhou Paulo Esteves, “nada disto é ensaiado. Cavalo e Coca encontram-se pela primeira vez naquela arena. O cavaleiro tem de ter alguma habilidade de, nos primeiros minutos de combate direto, ter alguma sensibilidade para sossegar o cavalo. E isto por vezes não é fácil”, realçou.

Entrega de títulos honoríficos, Eucaristia e Procissão Solene

Este segundo dia começa com entrada do Grupo de Bombos de Abedim e do Grupo de Bombos Amigos de S. Pedro de Mazedo (9h30), arruada da Coca (10h00) e entrega de condecorações e títulos honoríficos a cidadãos e instituições de mérito, cerimónia que decorrerá no Museu do Alvarinho (11h00).
Este ano, a proposta da comissão de parecer para cidadãos de mérito/medalha de prata recaiu em António Augusto Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD, Comendador António Gonçalves Gomes (a título póstumo), e Arturo Grandal Vaqueiro, Alcalde de Salvaterra de Miño.
Como instituições de mérito/medalha de cobre serão distinguidas a Associação de Marinheiros e ex. Marinheiros da Armada da Região Minhota e o Clube de Cicloturismo de Monção. As duas coletividades perfazem um quarto de século de existência.
A Fanfarra Deu-la- Deu de Monção “entra” pelas 16h30, seguindo-se a Eucaristia e Procissão Solene do Corpo de Deus (17h00), o espetáculo “São Jorge e o Dragão” (18h30) e o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca, no anfiteatro do Souto (19h00).

Últimas