PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Riba de Mouro vai ter Centro Social direcionado para idosos com demência

9 Agosto, 2020 - 20:16

315

0

PUB A freguesia de Riba de Mouro, em Monção, vai ter um Centro Social direcionado para idosos com demência. A cerimónia de lançamento da primeira pedra realizou-se este sábado. Entre […]

PUB

A freguesia de Riba de Mouro, em Monção, vai ter um Centro Social direcionado para idosos com demência. A cerimónia de lançamento da primeira pedra realizou-se este sábado. Entre outras individualidades, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e do presidente da Associação Lá de Riba, José Fernandes, entidade impulsionadora deste projeto.

“É um investimento que ronda um milhão de euros, financiado em 25% pela Câmara Municipal de Monção. O restante virá, esperamos nós, de fundos comunitários”, contou José Fernandes à Rádio Vale do Minho.

O novo espaço terá capacidade para 30 utentes, estando prevista a criação de 12 novos postos de trabalho. Será sobretudo direcionado para idosos com demência. “É uma valência que não existe nem no concelho, nem no distrito”, apontou o presidente da Associação Lá de Riba.

Conforme noticiou o jornal Expresso, um Estudo da Alzheimer Europe indica que os casos de demência em Portugal vão mais do que duplicar até 2050, numa tendência superior à da União Europeia. “Com o envelhecimento acentuado da nossa população, as demências vão-se tornar ainda mais um problema de saúde pública”, disse Ricardo Taipa, neurologista do Hospital Santo António.

São dados que servem de base e de razão fundamental a esta obra que vai nascer em Riba de Mouro. “Temos de estar na linha da frente para apoiar todos esses casos”, referiu José Fernandes.

Para além de um interior que promete ser de vanguarda, o novo lar promete também destacar-se pelo exterior. “Terá uma vasta área verde ao redor. Algo que nenhum outro lar tem em Monção”, sublinhou o dirigente da Associação Lá de Riba.

O início dos trabalhos está previsto para janeiro do próximo ano. A conclusão vai sendo apontada para dezembro de 2022.

 

Veja as fotos da cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro Centro Social de Riba de Mouro [créditos: Associação Lá de Riba]

 

PUB

Últimas