Várias centenas de visitantes passaram esta sexta-feira e sábado pela Feira Tradicional Lá de Riba, na freguesia de Riba de Mouro, em Monção. O certame recebeu este sábado a visita de várias individualidades, entre elas o presidente da Câmara de Monção que se mostrou satisfeito com o notório crescimento que esta feira tem vindo a apresentar de ano para ano. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, António Barbosa aproveitou para lembrar que o bucho de Riba de Mouro esteve para integrar a Mesa de Monção candidata ao concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. No entanto, explicou o presidente, “questões burocráticas relacionadas com certificação e comercialização do produto impediram o bucho de juntar-se aos demais produtos”. Ainda assim, o autarca social-democrata salientou que “a afirmação de um território passa por produtos muito autênticos e Riba de Mouro é muito isso. É um território distante da sede do concelho mas muito autêntico!”. Entre abraços e beijinhos, Barbosa não parava de ser abordado e acarinhado pela população local. O calor dentro da tenda apertava, mas as mesas permaneciam bem compostas.
Crianças de Riba de Mouro vão poder dormir mais
“Esta é também uma festa para elevarmos a auto-estima das gentes destes lugares”, sublinhou o presidente da Câmara aproveitando para referir mais uma aposta do Executivo na Educação, mais concretamente nos transportes escolares. No sentido de encurtar tempos de viagem, “os alunos de Riba de Mouro deixam de ficar obrigados a sair às 7h00, podendo dormir mais e sair às 7h45. O mesmo irá acontecer ao final do dia, apanhando o autocarro em Monção não às 18h30 mas às 17h35″. “Estamos a falar na poupança de duas horas diárias! Isto diz muito do que é o nosso acreditar nestes territórios mais distantes da sede de concelho, mostrando assim às pessoas que vale a pena investir e viver no mundo rural”, concluiu António Barbosa.
Augusto Domingues: “Com esta feira criou-se mais uma forma de promover este vale!”
Do lado da vereação socialista na Câmara de Monção, encontrámos Augusto Domingues também em amena cavaqueira com a comunidade. À Rádio Vale do Minho, o antigo presidente da Câmara começou por recordar tempos em que estava ao leme do Município e mais atrás, aquando vereador da Cultura. “Apadrinhei uma série de eventos neste vale [Vale do Mouro]. Com esta feira criou-se mais uma forma de promover este vale!”, considera o autarca do PS também satisfeito com a melhoria visível na logística do evento. “A carpa é mais moderna e maior. Falta apenas o ar condicionado ou então pulverizadores de água no teto para baixar a temperatura”, finalizou Augusto Domingues com um sorriso.
Apesar dos 40 graus, o presidente da Junta de Freguesia só tinha razões para sorrir. Muita animação e gente a desfrutar do evento. “Sem dúvida que esta feira está a crescer e orgulha muito a nossa freguesia. É um evento simples, mas 100% nosso. Toda a gastronomia que está aqui é nossa… de Riba de Mouro”, salientou José Manuel Fernandes com ponta de vaidade.
Do programa da edição deste ano fizeram parte uma noite de fado [esta sexta-feira] com Marlene Rodrigues, animação com o DJ Nuno Rodrigues [esta sexta-feira]. Durante a tarde deste sábado passaram pelo palco do certame o Grupo Folclórico de Pinheiros, o músico Alberto Musicien e o cantor Ruizinho de Penacova.
Veja a nossa galeria de fotos da edição deste ano da Feira de Lá de Riba:
PUB