PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Restaurante no Brasil rendeu-se à ‘Foda’… e vai servir! – Veja as FOTOS

29 Março, 2024 - 19:20

1

0

Emblemático prato de Monção à mesa de restaurante do ‘lado de lá’ do Atlântico.

A fama da Foda à Moda de Monção já não conhece fronteiras.

 

O prato mais emblemático daquele concelho, à base de cordeiro, entrou esta semana para o cardápio do restaurante Bacalhau Vinho & Cia, em São Paulo, no Brasil.

 

 

Restaurante Bacalhau Vinho & Cia

[Fotografia: BaresSP]

 

 

Embora se trate de um restaurante especializado em bacalhau, conforme conta o jornal Estadão, “é possível encontrar de tudo, até mesmo uma versão de um prato português tradicional e requintado, considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas do país: a Foda”.

 

A imprensa brasileira começa, evidentemente, por explicar que “o nome do prato não possui conotação sexual alguma”.

 

“Trata-se de um cordeiro que, antes de ser assado em forno a lenha, passa por um longo período de salga e cozimento em temperatura controlada, somando 39 horas de preparo”, lê-se.

 

 

 

Assim é a Foda, servida do lado de lá do Atlântico

[Fotografia: jornal Estadão]

 

 

 

Naquele resturante paulista, o prato foi selecionado para fazer parte de um menú especial de Páscoa. Vai estar à mesa no domingo.

 

A dose custa 280 reais brasileiros (cerca de 51 euros) e dá para três pessoas.

 

 

 

[Fotografia: jornal Estadão]

 

 

 

Na notícia divulgada pelo jornal Estadão, é também colocado um link para acesso à receita. Aí é também contada a origem do termo Foda à Monção.

 

O Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido por Foda à Monção, é um dos pratos mais típicos daquele concelho. Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

 

[Fotografia: jornal Estadão]

 

 

 

 

Sobre o restaurante Bacalhau Vinho & Cia

Está localizado na Rua da Barra Funda, em São Paulo. O edifício destaca-se dos demais por ter uma fachada tipicamente portuguesa. 

 

O estabelecimento conta com mais de 40 anos e faz já parte do “hall de estabelecimentos clássicos da cidade São Paulo”.

 

Tem uma sala de refeições ampla e de decoração rustica, onde é claramente evocada a atmosfera dos típicos restaurantes portugueses.

 

 

 

[Fotografia: BaresSP]

 

 

Ao leme do estabelecimento está a família Pallas, há três gerações. Na gerência está Carlos Pallas e na cozinha o jovem chef Caique Pallas, que coordena a mesma equipe montada por seu avô, há mais de 40 anos.

 

“O segredo do sucesso e da qualidade é preservado a sete chaves pela família, que só trabalha com ingredientes de primeira linha e volta todas as atenções ao bacalhau”, apurou refere o portal BaresSP.

 

“Diariamente no almoço e jantar, porções fartas e bem servidas são especialidade, que podem ser contempladas em uma vitrine que recepciona o público com os pratos carros-chefes”, acrescenta.

 

 

 

[Fotografias capa: jornal Estadão | Bares SP]

Últimas