PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção requalificou mais de 40 quilómetros de caminhos florestais intransitáveis

12 Janeiro, 2023 - 14:24

409

0

Ambiente.

O Município de Monção, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), realizou durante todo o ano de 2022, a limpeza de uma área aproximada de 16 hectares de vegetação no perímetro florestal, visando a criação de faixas de gestão de combustível, de forma a prevenir incêndios florestais.

 

Com o mesmo objetivo, divulgou a autarquia, foram requalificados cerca de 43 quilómetros de caminhos florestais (estradões) que se encontravam praticamente intransitáveis. Os trabalhos decorreram, maioritariamente, nas freguesias de Longos Vales, Merufe, Anhões, Luzio, Sago, Lordelo e Parada.

 

Estas intervenções, realizadas ao longo do ano, foram acompanhadas por outras ações de prevenção e proteção ambiental, nomeadamente, reforço de equipas de sapadores florestais e presença de uma equipa permanente de bombeiros, em Riba de Mouro, no período de verão.

 

Referência ainda para a construção de reservatórios e pontos de água no Vale do Mouro e no Vale do Gadanha, cobrindo a área territorial do nosso concelho, bem como espaços específicos para a aterragem e descolagem de meios aéreos de combate a incêndios.

 

As queimas e queimadas foram previamente comunicadas e devidamente controladas e a eliminação de ninhos de vespa velutina conheceu um aumento significativo. Estas ações, destinadas a prevenir incêndios e manter o equilíbrio do ecossistema natural, tem continuidade no ano em curso.

 

“Neste processo de prevenção e defesa da floresta, o envolvimento da população é fundamental. Tanto as juntas de freguesia e associações locais como a comunidade escolar, desempenharam um papel ativo na realização de ações de sensibilização ambiental e medidas de reflorestação e combate a incêndios em vários pontos do concelho”, acrescenta o Município.

 

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Tópicos:

#Ambiente

Últimas