PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

2

2

Monção

Monção recebeu o primeiro encontro de tricô – Veja as FOTOS das apaixonadas pela arte

23 Maio, 2022 - 23:10

2261

2

Tricô.

Realizou-se no passado sábado, em Monção, o primeiro encontro de tricô do concelho. A iniciativa contou com a presença de várias entusiastas desta arte provenientes de todo o país. A atividade teve também cariz solidário, dado que toda a verba angariada reverteu para uma instituição.

 

Em Monção, a ideia envolve cerca de uma dezena de tricotadeiras que aceitaram o repto de Isabel Nascimento, mentora do projeto.

 

Entre as obras mais emblemáticas nascidas neste grupo destaca-se já o Xaile Alvarinho.

 

Para além do encontro propriamente dito, o dia ficou marcado pela visita das tricotadeiras ao centro histórico de Monção. Houve prova de Alvarinho, um almoço convívio e seguiu-se então aquela que foi a primeira edição do encontro de tricô de Monção.

 

 

Entusiastas da arte do tricô realizaram primeiro encontro em Monção [fotografias: Isabel Nascimento]

 

 

 

 

 

“Isto é uma comunidade que tem uma ligação que só fazendo parte”, disse Isabel do Nascimento em declarações ao Porto Canal, visivelmente orgulhosa.

 

Outra das mentoras do projeto foi Elisabete Rego, também tricotadeira. Percebendo que “muita gente” no concelho gostava de aprender a arte do tricô, partilhou o projeto com Isabel Nascimento.

 

A ideia avançou. O grupo ganhou membros e progrediu nos conhecimentos.

 

“A maior parte das que estão aqui não sabia pegar em agulhas. É de aplaudir!”, disse Elisabete Rego àquele canal televisivo.

 

O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um tecido que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.

 

Pode ser feito manualmente, com duas agulhas que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. Pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida.

 

 

[Fotografias: Isabel Nascimento]

Últimas