PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção recebe 8.700 euros para criação de faixas de fogo controlado

14 Maio, 2018 - 06:58

235

0

O Governo assinou este fim-de-semana um conjunto de protocolos de colaboração com 49 municípios portugueses, cujo objectivo consiste na criação de faixas lineares de gestão de combustível e de fogo […]

O Governo assinou este fim-de-semana um conjunto de protocolos de colaboração com 49 municípios portugueses, cujo objectivo consiste na criação de faixas lineares de gestão de combustível e de fogo controlado (corta-fogos). No total, serão criados 3300 quilómetros em todo o território nacional. A cerimónia, realizada no Pavilhão Multiusos de Montalegre, foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que esteve acompanhado nesta deslocação à região de Trás-os-Montes pelo Ministro do Ambiente, Pedro Matos Fernandes, e pelo Ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos.

Monção, um dos dois concelhos do Alto Minho que viu a sua candidatura aprovada, esteve representado pelo Vice-Presidente, João Oliveira, recebendo uma verba de 8.700 euros. Em conjunto com outros financiamentos aprovados anteriormente, permitirá reforçar a componente preventiva, minimizando os riscos de incêndio no nosso território.

No seu discurso, António Costa, comparou “este esforço extraordinário de apostar na prevenção e combate aos fogos” como “um grande desígnio nacional” para que, no futuro, “a floresta deixe de constituir um perigo e ameaça e seja encarada como uma fonte de rendimento e de fixação de pessoas”. Além da criação de faixas lineares de interrupção de combustível, a cerimónia englobou ainda a celebração de protocolos para a constituição de novas equipas de sapadores florestais, envolvendo associações defensoras da floresta, baldios e juntas de freguesias.

Pela primeira vez, foi também oficializada a criação de brigadas de sapadores a nível supramunicipal porque, como disse António Costa, “o fogo não identifica as fronteiras dos municípios, tendo de ser combatido sem olharmos para a delimitação geográfica”.

Últimas