PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Reaberta a Unidade de Bombeiros do Vale do Mouro

12 Julho, 2023 - 17:19

1208

0

Até outubro.

Foi reativada durante a manhã desta quarta-feira a unidade de bombeiros de proximidade do Vale do Mouro, em Monção.

 

Constituída por cinco bombeiros apoiados por uma viatura de combate a incêndios florestais, está sediada em Riba de Mouro.

 

Vai permanecer até meados de outubro. Terá como função a prevenção, vigilância e combate de incêndios florestais no Vale do Mouro, através de uma circulação permanente pelas freguesias da região: Barbeita, Ceivães, Badim, Segude, Podame, Merufe, Riba de Mouro, Tangil, Messegães, Valadares e Sá.

 

Após visita ao edifício de dois andares, objeto de pequenas intervenções para garantir conforto e operacionalidade, o Presidente da Câmara, António Barbosa, pressionou o toque de emergência, ouvindo-se o som da sirene na freguesia.

 

Desta vez, por uma boa causa. No final, registou-se o momento com fotografia coletiva.

 

António Barbosa destacou a importância da unidade de proximidade na minimização dos incêndios florestais que, afirmou, constituem um perigo grande para as populações locais e uma perda irreparável em termos ambientais e paisagísticos.

 

“A unidade permite uma intervenção mais rápida com consequente diminuição da área ardida e maior segurança das pessoas e bens”, sublinhou.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Riba de Mouro, José Manuel Fernandes, considerou a unidade de proximidade uma iniciativa louvável com enorme relevância na salvaguarda da floresta e dos núcleos habitacionais mais isolados da freguesia.

 

Embora com caráter temporário, disse, é uma alegria voltarmos a ter bombeiros em Riba de Mouro.

 

A secção de Riba de Mouro dos Bombeiros Voluntários de Monção foi inaugurada a 21 de novembro de 1992 numa cerimónia presidida pelo então ministro Luis Marques Mendes.

 

Cerca de década e meia depois, deixou de funcionar e servir a população daquela zona de montanha, a cerca de vinte quilómetros da sede do concelho.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Tópicos:

#Prevenção

Últimas