Já são conhecidas as datas do já tradicional Mês do Cordeiro à Moda de Monção, prato icónico do concelho popularmente conhecido por Foda à Monção.
Durante dois fins-de-semana, vários restaurantes do concelho vão servir este prato que em 2018 foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
A próxima edição desta iniciativa vai acontecer nos dias 5 e 6 de outubro, e depois no fim-de-semana seguinte: 12 e 13 de outubro.
[Fonte: Município Monção]
Os restaurantes aderentes serão oportunamente anunciados pelo Município.
Uma tenda na Praça com vinhos espumantes
Uma das grandes novidades da edição deste ano, segundo o Município, será uma tenda “instalada em plena Praça Deu-la-Deu, que incluem degustação do prato, venda de vinhos espumantes dos produtores de Monção, mesas redondas, workshops gastronómicos, exposições e muita música”.
“Um prato festivo, uma receita exclusiva deste território, para um mês de celebração animado, com uma oferta cultural complementar que tornará o evento ainda mais apetecível”, acrescenta.
Não confundir com Feira da Foda
Vale referir que esta iniciativa não deve ser confundida com a Feira da Foda, que anualmente se realiza na freguesia de Pias, em março.
Este evento surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.
É um evento organizado pela Junta de Freguesia de Pias e também inspirado no Cordeiro à Moda de Monção.
Sobre a Foda
Confecionada de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, a Foda assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense.
A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz, sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.
Em 2018, o Cordeiro à Moda de Monção foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, no concurso emitido pela RTP.
Comentários: 0
0
0