PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Quase cinco mil jovens foram ao delírio no Parque das Caldas – com FOTOS

31 Maio, 2019 - 12:09

934

1

PUB Quase cinco mil jovens. O Parque das Caldas, subitamente, pareceu pequeno para acolher tamanha juventude em massa que tomou conta daquele espaço durante a manhã desta sexta-feira. Monção acolheu […]

PUB

Quase cinco mil jovens. O Parque das Caldas, subitamente, pareceu pequeno para acolher tamanha juventude em massa que tomou conta daquele espaço durante a manhã desta sexta-feira. Monção acolheu este ano a 24ª edição da Festa de Educação e Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de Viana do Castelo.

O encontro reuniu jovens de todas as idades, vindos de todo o distrito, que frequentam aquela disciplina na respetiva escola. Presidido pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, o encontro contou também com a presença do presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, e da Vereadora da Educação, Natália Rocha.

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o autarca monçanense mostrou desde logo um sorriso de contentamento perante tanta juventude no coração da vila. “Muitos dos mais crescidos deveriam ver o que está aqui a passar-se. No meu tempo, ter Religião e Moral era quase uma obrigação. Hoje, os miúdos afirmam-se e são cada vez mais autónomos. E estes que aqui estão frequentam a disciplina por opção e não por obrigação”, realçou António Barbosa. “Estamos a falar de perto de cinco mil jovens que estão aqui em Monção que vieram ver um dos concelhos mais bonitos de Portugal! É assim que nós queremos este concelho… com juventude. Com futuro. Com massa crítica por forma a que possa chegar mais além”.

Em jeito de viagem no tempo, António Barbosa recordou com a Rádio Vale do Minho os tempos da escola. “Fui sempre aluno de Religião e Moral. Sou católico praticante. Mas hoje a Religião e Moral está muito diferente. Antigamente era uma disciplina mais ligada à Igreja. Hoje continua… mas passa mais por questões de cidadania e de incutirmos outro tipo de valores aos nossos jovens. São eles os futuros adultos”, sublinhou o presidente da Câmara.

Enquanto isso, no meio da multidão, era a loucura… um autotanque dos bombeiros despejava jatos de água sobre os jovens ao som da música. Entre gritos e gargalhadas, até os mais crescidos mostravam pontinha de inveja. Havia sempre aquela vontade de participar na euforia dos jovens.

De expressão radiante, a vereadora da Educação destacou desde logo à Rádio Vale do Minho “um dia muito feliz para Monção”. “Isto é mais do que uma festa. É um fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, onde se gera um convívio saudável entre alunos e professores de todo o distrito. Um encontro onde se transmitem muitos valores”, sublinhou.

Entre os docentes, encontramos Antónia Branco, professora de Geografia no Agrupamento de Escolas de Monção. Sem ponta de dúvida, a docente classificou este encontro como “importantíssimo”. “São criados laços e os jovens fazem novos amigos”, apontou a professora realçando o facto de que a disciplina de Religião e Moral continua muito na moda. “É uma disciplina que está agora muito mais virada para temas como a cidadania. Isso é fundamental para qualquer aluno e eu, como mãe, penso o mesmo”.

 

Veja a nossa galeria de fotos da enorme festa da juventude no Parque das Caldas, em Monção

 

PUB

Últimas