A Junta da União de Freguesias de Anhões e Luzio, em Monção, estima servir “mais de três mil pratos de cozido à portuguesa” na próxima edição d’ O Campo em Festa – Fim-de-Semana Gastronómico do Cozido à Portuguesa.
“Temos capacidade para isso”, assegurou o Presidente da Junta, Amâncio Alves.
No ano passado, a fasquia rondou este número. Mas este ano o objetivo passa mesmo por ultrapassa-lo em larga margem.
O certame vai realizar-se nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro.
A inciativa, recorde-se, começou a ser preparada antes do verão passado, quando a comunidade local juntou as mãos e começou a semear vários campos de couve galega.
Os números impressionam: foram colhidos mais de 500 pés de couve, cerca de uma tonelada de batadas, foram criados 11 porcos, 220 galinhas e três vacas de raça barrosã.
Tudo em ambiente de liberdade com alimentação natural.
Mas não é tudo. Aos números já referidos, somam-se ainda 30 presuntos e 2.000 chouriças (carne, sangue e salpicão).
[crédito fotografia: O Campo em Festa]
O objetivo do evento é proporcionar aos visitantes o “sabor genuíno” do cozido à portuguesa.
[crédito fotografia: O Campo em Festa]
Cada refeição terá o custo de 20 euros, constando de uma entrada com sabores da aldeia (pão com chouriça) e cozido à portuguesa em travessa de barro que pode ser levada para casa como recordação.
A bebida não está incluída, podendo ser adquirida no local.
[crédito fotografia: O Campo em Festa]
Cerca de 1.300 lugares sentados e segurança privada
O autarca garante que a tenda vai dispor de grande comodidade. “Teremos 1.300 lugares sentados e tenda aquecida”, assegura.
“Teremos também segurança privada, GNR, elementos da Subzone e Bombeiros Voluntários de Monção”, referiu Amâncio Alves.
Confira o programa:
Sábado, 8 de fevereiro
- 10H30 | Abertura Oficial com Cantares das Mulheres da Serra da Anta
- 11h00 | Grupo Sons do Gadanha (Monção)
- 12h00 | Os Magnificos (Longos Vales, Monção)
- 12h30 | Almoço
- 15h30 | Grupo Octávio e Amigos (Pias, Monção)
- 16h30 | Rusga As Pegureiras da Serra d`Anta (Merufe, Monção)
- 17h30 | Rancho Folclorico Estrela do Norte, (Gondariz, Arcos de Valdevez)
- 19h00 | Jantar com Animação da Charanga Algazarra (Monção)
- 20h30 | Grupo Musical Kalhanbeque (Paredes de Coura)
- 24h30 | Noite Jovem com DJ Pedro Pagodes (Monção)
Domingo, 9 de fevereiro
- 10h00 | Abertura
- 10h30 | Rancho Santa Maria de Moreira (Monção)
- 11h15 | Alexandre Costa e Amigos (Longos Vales, Monção)
- 11h30 | Eucaristia na Capela do Senhor do Bonfim
- 12h00 | Cantares ao Desafio com Borguinha e Daniel Alves (Braga)
- 12h30 | Almoço Animado com Rancho de Moreira (Monção) / Alexandre Costa a Amigos
- 14h30 | Rancho Folclórico Estrela dos Vales (Longos Vales, Monção)
- 15h30 | Grupo Musical Mandinho (Ponte de Lima)
- 17h00 | Convívio Livre para Amantes de concertinas e Música Popular Portuguesa
Já pode fazer a sua reserva
Esta segunda-feira, a organização do evento anunciou que já é possível reservar o respetivo prato para a próxima edição.
A refeição tem um custo de 20 euros (bebidas não incluídas que podem ser adquiridas no local) e é composta por uma entrada à moda da aldeia, cozido e oferta da travessa de barro.
A escolha e pagamento dos produtos e/ou serviços e demais procedimentos serão tratados no momento e no local.
O formulário encontra-se AQUI [clique para abrir]
Comentários: 0
0
0