PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: PSD questiona PS sobre os números do investimento em luminárias LED

19 Novembro, 2015 - 08:52

168

0

Social-democratas exemplificaram com Vila Nova de Cerveira, onde o investimento foi semelhante mas o número de luminárias instaladas foi o triplo.

O PSD Monção questionou o Executivo Municipal sobre o recente investimento do Município na colocação de luminárias com tecnologia LED. Pela voz do vereador António Barbosa, os social-democratas deram o exemplo de Vila Nova de Cerveira. O investimento no produto foi semelhante, mas o número de luminárias colocadas foi o triplo. “Recebi o alerta por parte de uma pessoa amiga, que nem é cá do concelho, para as notícias que davam conta de que Monção tinha instalado 342 luminárias com um investimento de 190 mil euros. Vila Nova de Cerveira, com um investimento na ordem dos 200 mil euros, instalou 900 luminárias”, disse o autarca-social democrata. “Isto é uma notícia que está a correr por aí. Foi veiculada pela rádio Vale do Minho e mais meios. Convém, portanto, que isto seja esclarecido”, concluiu António Barbosa.
Na resposta, a vice-presidente da Câmara apontou várias causas que poderão estar na origem desta diferença de números. “Não sei em que moldes foi feito o concurso de Vila Nova de Cerveira. Apenas sei que o caderno de encargos foi o mesmo para toda a comunidade. Foi feito na CIM [Comunidade Inter Municipal do Alto Minho] e inicialmente éramos para comprar todos, mas depois cada município acabou por fazer o seu concurso. Isto porque Arcos de Valdevez já tinha feito esse investimento”, disse Conceição Soares. “Fizemos dois concursos: um para a compra das luminárias e um outro para a colocação. Nesse valor estão incluídos os dois concursos. Não sei se na notícia de Vila Nova de Cerveira está apenas a compra ou está também a montagem. Não sei também se em Cerveira fizeram algum investimento no centro histórico”, continuou a autarca socialista. “Parte das nossas luminárias são as ‘lanternas’ [colocadas no centro histórico]. São mais caras do que a luminária normal de estrada colocada no poste”, referiu.
Por sua vez, o presidente da Câmara optou por desdramatizar esta questão. Augusto Domingues salientou a reação positiva que teve por parte dos cidadãos. “Uma das coisas que coloquei na minha página [do facebook] foi este investimento feito nas luminárias. Quero dizer-vos que a reação é fantástica. As pessoas começam já a ter uma perspetiva de futuro. Entendem perfeitamente que este projeto vai no sentido de proteger o ambiente. Ilumina bem e tem um sentido de poupança”, disse o edil. “Embora estas luminárias sejam caras, a fatura ao final do ano mostrará uma grande poupança. Se Vila Nova de Cerveira tem mais ou tem menos, isso não me preocupa. O que me preocupa é a minha comunidade”, finalizou.
A colocação do sistema LED inseriu-se no projeto “Iluminar o Alto Minho”, cuja candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) foi aprovada, em fevereiro passado, num investimento total superior a 2 milhões de euros.

Leia também:
Monção: Iluminação pública convencional substituída por tecnologia LED
Link para a notícia: https://www.radiovaledominho.com/#!news-25857

Cerveira: Iluminação pública convencional substituída por tecnologia LED
Link para a notícia: https://www.radiovaledominho.com/#!news-25907

Últimas