PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: PSD esclarece que candidatura às viaturas elétricas foi feita pela gestão socialista

20 Dezembro, 2017 - 02:11

274

0

A candidatura ao Fundo Ambiental para aquisição das três viaturas elétricas de que o Município de Monção já dispõe foi feita pela anterior gestão socialista da Câmara Municipal. O esclarecimento […]

A candidatura ao Fundo Ambiental para aquisição das três viaturas elétricas de que o Município de Monção já dispõe foi feita pela anterior gestão socialista da Câmara Municipal. O esclarecimento foi dado pelo vereador Duarte Amoedo, durante a reunião do Executivo Municipal realizada na passada segunda-feira, na freguesia de Pias. “No passado dia 7 de dezembro eu fui receber esses carros. A entrega dos carros esteve sujeita à candidatura ao Fundo Ambiental. Essa candidatura foi preparada, aprovada e efetuada pelo anterior Executivo Municipal”, clarificou o autarca social-democrata. “O novo Executivo Municipal [maioria PSD] apenas recebeu as três viaturas e realizou o respetivo pagamento”, acrescentou. O apontamento dado por Duarte Amoedo foi motivado por comentários mais erróneos e/ou imprecisos surgidos na blogosfera e nas redes sociais.

O próprio líder da oposição socialista mostrou-se solidário com o Executivo liderado por António Barbosa [PSD] devido a críticas mais injustas que terão sido feitas. “A verdade é que têm atacado esta Câmara de sobremaneira ao dizer que ainda agora chegaram e já compraram três carros. Não! Quem comprou os três carros fomos nós [PS]!”, reforçou Augusto Domingues. “E acho eu que no bom sentido! A ideia que norteou a compra destes três carros é comprar outros três… e mais três… até que a frota da Câmara deixe de ser combustão para ser elétrica”, concluiu.

Tratou-se de um investimento a rondar os 93 mil euros com uma comparticipação de 22 mil euros fruto da candidatura ao Fundo Ambiental, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Foi durante a tarde do passado dia 7 de dezembro, cerca de uma dezena de funcionários teve a sorte de estrear e de aprender a manusear os novos ‘bólides’ da autarquia. Trata-se do Nissan e-NV200, que está entre os elétricos mais vendidos pela marca em todo o mundo. “É um furgão 100% elétrico, que é uma novidade neste tipo de segmento”, avançou-nos Armando Diegues, da Nissan Confiauto. “Em termos de equipamento, podemos qualificá-lo como de topo num carro de passageiros. Vai desde o GPS, passando pelo sistema de chave inteligente, ar condicionado, volante aquecido, entre outros…”. A Rádio Vale do Minho apurou ainda que bastam 30 minutos de carregamento rápido para a bateria desta viatura chegar aos 80%.

 

Sem motor de combustão nem transmissão convencional

 

A Nissan e-NV200 destaca-se também por não ter um motor de combustão interna nem uma transmissão convencional. Tem menos peças móveis do que os furgões convencionais, o que significa que tem a vantagem adicional de um custo de manutenção muito baixo. E com possíveis poupanças fiscais e outros incentivos, as vantagens não param de crescer. Uma vez que esta viatura não liberta emissões e o motor não produz ruído, o funcionário da autarquia poderá fazer entregas de manhã cedo em zonas residenciais. Poderá até conduzir no interior de edifícios e em zonas protegidas.

Últimas