PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: PSD e CDS ‘empurram’ Cordeiro para tenda gigante

11 Outubro, 2016 - 02:33

141

0

Vereador do CDS esboçou mesmo um cenário semelhante à Feira do Alvarinho

O PSD e o CDS/PP de Monção querem levar o Festival do Cordeiro para um espaço de maiores dimensões. Em reunião do Executivo Municipal, a direita mostrou-se agradada com a edição deste ano do certame… mas quer mais. “Imaginemos que vem um grupo grande, com cerca de 20 pessoas. Se o certame estiver a decorrer numa tenda, em ambiente de festa, esse grupo poderá sentar-se numa mesa ou em duas e isso vai trazer um ambiente mais festivo”, apontou o vereador João Garrido. “Se forem a um restaurante, chegam lá e o mais certo é não caberem. Ou então terão de dividir-se”, lamentou.
A ideia foi imediatamente aplaudida pelo vereador do CDS/PP. José Luís Alves esboçou de imediato um cenário semelhante ao da Feira do Alvarinho. “As pessoas ficam mais concentradas. Poderão comer e beber com mais tempo. Sinceramente, acho que devemos repensar este evento”, defendeu o autarca centrista. “O evento está bem organizado, mas o envolvimento com os restaurantes terá de ser repensado”.
Na resposta à direita, o vereador Paulo Esteves recordou que essa sugestão já foi apresentada aos restaurantes aderentes. “Eu tive a preocupação de reunir com a restauração. Apenas um restaurante [entre os 22 presentes] manifestou vontade em deslocar-se para a carpa”, esclareceu o autarca socialista. As justificações dadas, contou ainda Paulo Esteves, foram desde a diferença nas condições de acolhimento aos clientes, passando pela qualidade da confeção do cordeiro até às condições higienico-sanitárias. “Para o ano vamos ver se mudam ou não mudam de opinião. Mas a continuar assim e a faturar como faturam, dificilmente irão mudar!”, concluiu.

Festival do Cordeiro regressa no próximo fim-de-semana

Depois de uma ‘primeira volta’ com os restaurantes monçanenses a abarrotar, sobretudo no domingo, o Festival do Cordeiro regressa no próximo fim-de-semana.
Na Praça Deu-la- Deu Martins decorre mais uma “colherada” de atividades. No sábado, 15 de outubro, pelas 15h30, workshop “Cordeiro à Moda de Monção” conduzido pelo conhecido cozinheiro local, João dos Matraquilhos.
Uma hora mais tarde, Joaquim Cerqueira, (ESA-IPVC) orienta o Workshop “A Importância dos Recursos Genéticos – Raça Bordaleira de Entre Douro e Minho e Raça Churra do Minho nos Territórios de Baixa Densidade”. Pelas 22h00, atuação da banda CRU, quatro músicos com percursos musicais distintos unidos num projeto comum.
O último dia, domingo, compreende, pelas 11h00, mais uma tertúlia sobre Vinhos de Monção, orientada por João Pereira, e o ateliê de pintura com solo, promovido por Susana Mendes (ESA-IPVC). Neste dia, com início às 9h30, decorre ainda a Maratona de BTT Berço do Alvarinho, organização do Clube de Cicloturismo de Monção e Associação de Ciclismo do Minho.
Nestes restantes dois dias de festival, a partir das 11h30 e das 18h30, vão decorrer degustações do Cordeiro à Moda de Monção. Por um valor simbólico, dois euros, podem adquirir-se provas servidas em pequenos alguidares. Um primeiro contacto dos visitantes com o sabor deste prato tradicional. Para depois aprofundar num dos restaurantes participantes.
De referir que o Festival do Cordeiro é apoiado pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) e Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI). O investimento feito pela autarquia situa-se em 40 mil euros.

Últimas