PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: PSD alerta para fraca luminosidade LED no centro histórico

1 Dezembro, 2015 - 08:42

141

0

Socialistas garantem que ‘pontos negros’ provocados pela nova iluminação vão ser solucionados.

O PSD de Monção alertou esta segunda-feira para a pouca luminosidade emitida pelas novas luminárias LED colocadas no centro histórico da vila. Sobre as novas luminárias de estrada, a vereação social-democrata não teve quaisquer dúvidas acerca da eficácia demonstrada. Já sobre as que foram colocadas no centro histórico, a posição do PSD é outra. “Na Praça da República, por exemplo, a iluminação é muito concentrada. Se eu estiver à beira do candeeiro, tenho uma iluminação perfeita. Se andar três metros, fica completamente escuro”, apontou o vereador António Barbosa em reunião do Executivo Municipal.
Na resposta, a vice-presidente da Câmara admitiu que o novo estilo de iluminação deixou alguns pontos do centro histórico às escuras. Conceição Soares garante que esse problema vai ser solucionado. “A luz LED não é tão difundida como a ‘amarela’. É mais concentrada. Há ruas onde as pessoas nos perguntam se pusemos mais candeeiros e nós explicamos que apenas substituímos os que existiam. Mas nas praças há esses problemas [de escuridão] que vamos ter de complementar com outro tipo de iluminação”, avançou a autarca socialista. “No caso da Praça Deu-la-Deu está previsto iluminarmos a Igreja e o chafariz da Danaide. Isso já resolverá dois pontos negros. Para o centro da praça ainda não temos solução, mas provavelmente através de iluminação indireta iremos resolver esses pontos que existem”, referiu Conceição Soares. Já no que diz respeito às ruas do centro histórico, a autarca considerou que os problemas deste tipo “são poucos mas teremos de colocar uma ou outra lanterna para completar essas falhas que existem. Mas, de uma maneira geral, a iluminação melhorou muito. É mais concentrada e vê-se muito melhor”.
Conceição Soares aproveitou ainda para responder com maior precisão ao tema levantado pelo PSD há duas semanas. Os social-democratas, recorde-se, questionaram o Executivo Municipal sobre este investimento em luminárias LED. Deram o exemplo de Vila Nova de Cerveira onde o investimento no produto foi semelhante [200 mil euros], mas o número de projetores colocados foi o triplo. “As luminárias de Cerveira são de âmbito rural. São de potências mais baixas, de menor qualidade e o preço foi mais baixo. As nossas são de ambiente urbano. Incluem as lanternas [colocadas no centro histórico]. Permitem ainda regular o nível de luminosidade. Daí a diferença de preços”, explicou a vice-presidente da Câmara.
A colocação do sistema LED inseriu-se no projeto “Iluminar o Alto Minho”, cuja candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) foi aprovada, em fevereiro passado, num investimento total superior a 2 milhões de euros.

Últimas