PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: PS desafia PSD a avançar para projeto de um Pavilhão Multiusos

7 Novembro, 2018 - 01:41

197

0

O PS Monção está a desafiar a maioria social-democrata a avançar para o projeto da criação de um Pavilhão Multiusos. Esta é uma das ideias que os socialistas pretendem ver […]

O PS Monção está a desafiar a maioria social-democrata a avançar para o projeto da criação de um Pavilhão Multiusos. Esta é uma das ideias que os socialistas pretendem ver incluídas no Orçamento Municipal para 2019. Em nota de imprensa, o partido informa que as sugestões já foram apresentadas à maioria social-democrata no Executivo Municipal.

Os socialistas continuam vincadamente a priorizar o emprego. Esperam que sejam concluídos os parques
empresariais da Lagoa, Messegães, Merufe, bem como solucionar a situação do Minhopark, onde o PS diz mostrar-se “disponível para ajudar”. O partido aponta também a necessidade de atualizar o Plano Diretor Municipal (PDM).

Na área social, o PS considera que “a preocupação dos seniores monçanenses deve ser uma realidade”. Assim, a esquerda monçanense espera “ver constituída uma unidade de apoio às populações rurais, de forma a tornar igual o acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, seja qual for a sua condição económica e onde quer que vivam, bem como garantir a equidade na distribuição de recursos e na utilização de serviços”. Ainda neste campo, os socialistas pretendem um reforço do financiamento do programa Monção Social recentemente aprovado. “Não esquecer as residências de Riba de Mouro e Pias”, sublinha o partido.

 

PS quer início da empreitada de emparcelamento do Vale do Gadanha

 

Pela agricultura, estão depositadas esperanças no início da empreitada de emparcelamento do Vale do Gadanha. O PS pede aposta na reflorestação ordenada e que seja retomado o projeto de uma Central de Biomassa em Monção. Mas há mais. Os socialistas defendem ainda a requalificação do Posto Aquícola para multiplicação de salmonídeos e a adesão à rede de Municípios sem glifosato [herbicida potencialmente cancerígeno].

Na Educação, o PS sublinha a urgência em modernizar a Carta Educativa do Município. “É o instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico de cada município”, explicam. E, para a juventude, os socialistas insistem na “criação do espaço de co-working, conforme prometido”. Apelam também ao reforço no apoio ao Conselho Local da Juventude.

Numa altura em que as obras no centro histórico estão cada vez mais próximas, o PS realça a necessidade de “revitalizar a envolvente da estação”. Sugerem a construção de um parque de estacionamento nos Padrões e a conclusão da via entre a rotunda de Cortes e a “futura rotunda” de São Pedro. É também fundamental, para a oposição, “asfaltar as estradas inter-freguesias e rastrear o estado das pontes do Município”.

 

Socialistas voltam a insistir na criação do Museu do Vinho Tinto

 

Já na área do Desporto, o PS quer desenvolver a Carta Desportiva Municipal. “É um instrumento de planeamento desportivo, que possibilita ao município detetar e estudar as necessidades e disparidades das infraestruturas desportivas, estudar possibilidades de recuperação, adaptação e otimização da gestão de maneira a rentabilizar os equipamentos, definir
critérios urbanísticos coerentes e integrados na programação das instalações, satisfazendo as necessidades da população”, refere o partido.

Na área cultural, a oposição que criar o ciclo João Verde. Espera ver multiplicada a rede de museus e, à semelhança do ano passado, volta a insistir na criação do Museu do Vinho Tinto no Centro Cultural do Vale do Mouro. É também sugerido um Aquamuseu, nas antigas Termas e um Ecomuseu, em Santo António de Vale de Poldros.

Os socialistas concluem a lista de propostas com uma achega na Proteção Civil. Apontam a necessidade da “instalação de parques de madeira queimada para combater a especulação”.

O Orçamento Municipal para 2019 deverá subir à mesa do Executivo Municipal muito em breve. A data e local da respetiva  sessão camarária estão ainda por anunciar.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas