PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: PS alerta para excesso de ruído na ETAR próxima da Ecopista

28 Novembro, 2018 - 08:12

568

0

O PS Monção alertou a autarquia local para o excesso de ruído proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Monção, localizada na União de Freguesia de Mazedo […]

O PS Monção alertou a autarquia local para o excesso de ruído proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Monção, localizada na União de Freguesia de Mazedo e Cortes, próxima da Ecopista do Rio Minho. Em sessão camarária, realizada na freguesia do Luzio, o vereador Augusto Domingues disse ter recebido queixas de vários moradores próximos daquela unidade de tratamento. “Disseram-me que aquele sistema faz cada vez mais barulho. No princípio era suportável, mas agora já não. Está a perturbar muito os vizinhos”, disse o autarca socialista.

Na resposta, o vereador das Obras e Urbanismo disse não ter ainda qualquer conhecimento sobre esta situação. Garantiu no entanto que iria falar com os responsáveis pela ETAR.

O sistema de drenagem de águas residuais do Concelho de Monção é composto por redes de drenagem de águas residuais domésticas e redes de drenagem de águas residuais pluviais, sendo que, as primeiras são encaminhadas para tratamento em ETAR’s e as segundas são encaminhadas para o Rio Minho.

Cada sistema de drenagem integra um conjunto de colectores, emissários e condutas elevatórias (rede de drenagem) e equipamentos (estações elevatórias e ETAR) que permitem a recolha e transporte das águas residuais produzidas nas habitações até ao local de tratamento (ETAR). As águas residuais depois de tratadas são lançadas no meio receptor, em conformidade com as condições da licença de descarga. A gestão e exploração das redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais é responsabilidade da Câmara Municipal. A gestão e exploração das infra-estruturas de tratamento e rejeição das águas residuais estão concessionadas à empresa Águas do Noroeste, SA.

Atualmente estão em funcionamento dois Sistemas de Drenagem de Águas Residuais Domésticas: o Sistema de Monção que serve as populações de Monção, Troviscoso, Bela, Mazedo (Zona Alta) e Cortes cujas águas residuais são tratadas na ETAR de Monção e o Sistema de Barbeita/Ceivães que serve as populações de Barbeita e Ceivães cujas águas residuais são tratadas na ETAR de Ceivães.

 

[Fotografia: ETAR de Monção / Direitos Reservados]

 

PUB

 

Últimas