PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Presidente da Câmara visitou Messegães, Valadares e Sá

10 Outubro, 2016 - 09:23

204

0

Autarca monçanense tomou contacto com algumas intervenções executadas na união de freguesias e inteirou-se das preocupações e prioridades do executivo local.

Dando seguimento às visitas de trabalho que vem efetuando às freguesias do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues, na companhia da Vice-Presidente, Conceição Soares, e do Vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves, deslocou-se recentemente à União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá.
Augusto Domingues tomou contacto com algumas intervenções executadas na união de freguesias e inteirou-se das preocupações e prioridades do executivo local constituído por José Carlos Eça Dias, presidente, Norberto Gonçalves Pereira, secretário, e Evaristo Manuel Gonçalves, tesoureiro.
As questões mais prementes relacionaram-se com a rede viária, saneamento básico, zona de intervenção florestal, Associação “Censo”, U.D. “Os Raianos”, zona industrial, Estrada Nacional 202 (nova), sede da junta, igreja da Misericórdia, barragem de Cela e vespas asiáticas.
Em alguns casos, os respetivos processos estão em andamento. Em outros, serão desenvolvidos esforços para a sua concretização de acordo com a disponibilidade financeira do município. Há ainda outros que “fogem” à esfera da autarquia mas que esta tudo fará para “ajustar” a melhor solução junto dos responsáveis.
Um dos casos prende-se com a barragem de Cela. O processo iniciou-se com as expropriações dos terrenos (alguns por via judicial) e a elaboração do projeto que, por pressão dos municípios, populações locais e associações ambientalistas, viria a ser chumbado em meados da década de oitenta.
A EDP procedeu à sua reformulação que viria a resultar na construção de três mini-hídricas. O projeto volta a ser chumbado em finais da década de noventa. Agora, de acordo com a Direção Geral de Energia, Cela não faz parte do plano anual de barragens. O objetivo é que os proprietários possam recuperar os terrenos. A autarquia promete continuar a pressionar os organismos competentes para que isso aconteça.
Outra questão que tem preocupado os elementos da união de freguesias prende-se com a proliferação da vespa asiática que, dizem, tem destruído várias colmeias na região. Na resposta, evidenciou-se o trabalho da proteção civil em todo o concelho e mencionou-se que, no âmbito da CIM, está a ser feita uma candidatura conjunta.
Após a reunião de trabalho, realizada na sede da União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, visitaram-se alguns investimentos executados no cemitério de Valadares e na rede viária: caminho da Fonte, alargado e cimentado numa extensão de 210 metros, e caminho de Regadas, alargado e cimentado numa extensão de 270 metros.

Últimas