PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Presidente da Câmara orgulhoso com condecoração de Anselmo Mendes

19 Fevereiro, 2015 - 15:00

207

0

Enólogo monçanense recebeu esta quarta-feira a comenda de mérito agrícola pelas mãos do Presidente da República.

O presidente da Câmara de Monção manifestou esta quinta-feira o seu orgulho perante a condecoração do enólogo monçanense Anselmo Mendes com a comenda de mérito agrícola, pelo Presidente da República. A distinção decorreu esta quarta-feira no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, na cidade ‘invicta’. “É o reconhecimento público da excelência do seu trabalho vinícola. Tem prestigiado Monção no país e o país no mundo”, referiu o autarca Augusto Domingues.
O edil enalteceu também a visão, o conhecimento e a paixão de Anselmo Mendes, bem como a inovação colocada em cada projeto e a abertura aos constantes desafios do setor. “Desta conjugação de sentimentos têm saído vinhos extraordinários que valorizam a imagem do nosso concelho e do vinho português no mundo”, acentuou o presidente da Câmara.
Anselmo Mendes nasceu em Monção, filho mais velho de uma família que vive da agricultura e do vinho desde há muitas gerações. A paixão pela terra levou-o ao Instituto Superior da Universidade Técnica de Lisboa, onde se licenciou em Engenharia Agro-Industrial, em 1987. Seis anos mais tarde, concluiu a pós-graduação em Enologia, na Universidade Católica.
A casta Alvarinho e o seu vinho, produzidos na região onde nasceu, entraram desde logo na sua vida, com tal força que, nos dias de hoje, Anselmo Mendes e Alvarinho se confundem. O trabalho de Anselmo Mendes é reconhecido em Portugal e no estrangeiro pela excelência dos vinhos que produz. A fermentação de uvas Alvarinho em barricas de madeira ou o uso de técnicas de vinificação antigas, como a curtimenta, são alguns dos métodos que fazem com que estes vinhos sejam um caso à parte no mundo dos brancos.

Últimas