PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Presidente da Câmara acusa produtores de vinho verde de tentar roubar identidade da região

3 Julho, 2014 - 08:14

231

0

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes quer o alargamento da denominação exclusiva do Alvarinho a toda a Região dos Vinhos Verdes.

O presidente da Camara de Monção acusa os grandes produtores de Vinho Verde de quererem roubar a identidade de Monção e Melgaço. Durante a conferência de imprensa para apresentação da Feira do Alvarinho, o autarca de Monção voltou a apontar baterias à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. “Para os monçanenses e para os melgaçenses, o Alvarinho é mais do que um vinho. É a nossa identidade. Pelos vistos querem roubar-nos a nossa identidade e o termo correcto é mesmo esse: roubar a nossa identidade. As Câmaras de Monção e de Melgaço já gastaram milhões de euros na promoção deste produto endógeno de excelência”, lembrou o autarca.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes quer o alargamento da denominação exclusiva do Alvarinho a toda a Região dos Vinhos Verdes. Monção e Melgaço prometem total oposição a esta ideia. Uma batalha sem fim à vista. “Estamos já a estruturar, em parceria com a Câmara de Melgaço, formas de luta que impeçam este alargamento. Vamos ter uma petição a decorrer na Feira do Alvarinho”, disse Augusto Domingues.
A Feira do Alvarinho arranca esta sexta-feira. O custo total do evento,de acordo com a autarquia, ascende aos 143 mil euros. Ao PROVERE foi apresentada uma candidatura de 50 mil euros. Estão previstas receitas na ordem dos 38 mil euros. No certame vão estar presentes 104 expositores. A inauguração está marcada para esta sexta-feira às 17h00.

Últimas