PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Praça dos Milagres inaugurou iluminação pública a ‘transbordar’ “elegância” – FOTOS

23 Dezembro, 2021 - 22:30

3777

0

Novas luminárias e projetores dão agora um aspeto noturno à Praça dos Milagres nunca antes visto.

Palco de uma recente e profunda requalificação, a Praça dos Milagres, na freguesia de Cambeses, em Monção, inaugurou esta sexta-feira a nova iluminação pública. A potência não passou despercebida à freguesia e quem lá foi ver ao vivo mostrou-se bastante agradado com o que viu. “É um verdadeiro traje de gala”, ouviu-se.

 

Passavam poucos minutos das 18h00 quando toda a emblemática praça mariana ficou preenchida por um conjunto de luminárias e projetores que oferecem agora um aspeto totalmente diferente a uma Praça dos Milagres de outrora. Em vista aérea noturna, [ver fotos] o espaço destaca-se enormemente na paisagem.

 

“Trata-se de um projeto de iluminação pensado ao pormenor e com detalhe pela equipa do Arquiteto Paulo Gomes. Toda a estrutura de cabos e iluminação publicam pré existente foi substituída por iluminação LED e colocada em sistemas de condutas subterrâneas bem como todas as ligações de telecomunicações da envolvente habitacional”, explicou a presidente da Junta de Cambeses, Catarina Lourenço.

 

“A elegância deste projeto elétrico, o posicionamento dos elementos, a intensidade da luz, conjugada com postes de iluminação com designer moderno e eficiente, tudo foi pensado para que quem visite a nossa praça possa envolver-se no misticismo das nossas lendas e na profunda religiosidade e energia do espaço”, realçou a autarca socialista.

 

Catarina Lourenço fez ainda questão de puxar do histórico da freguesia e lembrar que “no passado a praça dos milagres era o centro de uma atividade social e cultural muito intensa. A nossa comunidade aprendeu a celebrar as suas festas, as suas tradições entrando pela noite dentro, estimulando o convívio, a partilha e a alegria entre a nossa gente”.

 

“Desde o início que tínhamos claro que a questão da iluminação da praça era fundamental para trazer uma nova aura ao espaço, desde o conforto estético da iluminação, as preocupações com a eficiência energética mas fundamentalmente que a iluminação fosse um fator de atração turística e de aconchego interpessoal. Penso que conseguimos alcançar o nosso objetivo, ficou uma praça muito bonita, aprazível e muito elegante. Esperamos agora que quem nos visita se sintam em casa e se envolvam no conhecimento, nas crenças e tradições da nossa comunidade”, concluiu Catarina Lourenço.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: JF Cambeses]

Últimas