PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Pias: Voltou a procissão com mais de 300 anos – Veja estas FOTOS

10 Abril, 2022 - 22:33

2359

0

Função do Senhor dos Passos.

Dezenas de devotos marcaram presença este domingo no regresso da Função do Senhor dos Passos  à freguesia de Pias, em Monção. Após dois anos de suspensão devido à pandemia da COVID-19, esta tradição com mais de 300 anos voltou a realizar-se.

 

Um vasto leque de figurados e uma multidão de pessoas participaram nesta cerimónia religiosa única no concelho.

 

domingo arrancou pelas 5h30, com a Procissão do Andar dos Passos. Seguiu-se a Benção de Ramos e Missa de Ramos.

 

Por volta das 15h30, retomaram-se as cerimónias na Igreja Paroquial. Após a pregação, o figurado começou a procissão pela igreja, enquanto o pregador explica o significado de cada uma das figuras na vida de Jesus Cristo.

 

De seguida, saiu a Procissão do Senhor dos Passos que percorreu as capelinhas da Paixão de Cristo até à Lapa (Calvário).

 

Além do figurado, integrou a cruz do penitente, o andor e as bandeiras do Senhor dos Passos, senates e misericórdia (tôla), o pálio, as personalidades representativas da freguesia e do concelho, o grupo coral e a banda de música.

 

Um dos pontos mais emocionantes da procissão ocorreu na Senhora do Encontro com dois momentos de acentuada carga religiosa: o beijo de Nossa Senhora a Jesus Cristo e o cântico de Verónica.

 

A partir daqui, também segue em procissão o andor de Nossa Senhora do Encontro. Quando a procissão chegou à Lapa (Calvário) houve um sermão final e ouviu-se, de novo, o cântico da Verónica.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [gentilmente cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Depois de um pequeno descanso, a procissão fez sentido inverso.

 

Em sinal de luto, as bandeiras já não vieram hasteadas e as pessoas cantaram, invocando misericórdia ao Senhor. Chegados à Igreja Paroquial, as crianças tiraram os vestidos, as velas das promessas apagaram-se e o sino deixou de tocar. Foi o fim da procissão.

Últimas