PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Pias: “Tanto fazemos festas e festinhas como estradas e estradinhas!”

6 Agosto, 2019 - 11:07

245

0

PUB “Ultimamente, a nossa freguesia tem tido a fama de receber muito dinheiro vindo da Câmara Municipal. Já que temos a fama, então gozemos também do proveito! Que o Sr. […]

PUB

“Ultimamente, a nossa freguesia tem tido a fama de receber muito dinheiro vindo da Câmara Municipal. Já que temos a fama, então gozemos também do proveito! Que o Sr. Presidente atire para cá uns dinheiros porque as verbas não tem chegado”. As palavras foram ditas esta segunda-feira pelo diretor da Semana Gastronómica de Pias, Agostinho Correia, durante a cerimónia de abertura daquele evento.

Em tom assertivo, Agostinho Correia – que já foi presidente da Junta daquela freguesia e continua no Executivo deste órgão – apontou baterias aos mais críticos espalhados pelo concelho. “Fala-se muitas vezes aí na rua de que Pias tem muitas festas. Mas há um pormenor: Tanto fazemos festas e festinhas como fazemos estradas e estradinhas! Fazemos obras!”, atirou o autarca social-democrata.

“Há 14 anos que estou na Junta de Freguesia. Podem todos pegar em todos os manifestos eleitorais dos quais eu fiz parte e desafio-os a dizer-me qual foi a obra que ficou por fazer”, disse. “Cumpri todos os manifestos eleitorais! E temos agora um outro manifesto eleitoral para cumprir até 2021 e, se Deus quiser, honraremos mais uma vez os nossos compromissos”, garantiu Agostinho Correia.

“Chegarmos, não fazermos nada e deixar tudo para uns meses antes das eleições nunca foi a nossa maneira de estar na política. Sou uma pessoa que amo a minha terra! Amo a minha população. Trabalhamos todos estes anos, intensamente, como se amanhã fossem as eleições. E é dessa forma que iremos continuar a trabalhar até outubro de 2021″, assegurou. Um discurso fortemente aplaudido pelas várias dezenas de pessoas que assistiram ao ato formal.

Seguiu-se o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa (PSD), que de imediato reconheceu “o trabalho extraordinário que esta freguesia tem feito”. “Não são só festas e festinhas! São, acima de tudo, celebrações da essência do nosso concelho falando da Feira da Foda e deste evento, que não existia e que agora está aqui para reconhecer esse trabalho das nossas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”, disse.

“Os anos passam e por vezes esquecemos porque motivo os nossos emigrantes tiveram de sair daqui. Essa gente não saiu de Portugal porque quis! Saiu porque naquela data [anos 60], não tinham possibilidade para melhores condições de vida”, recordou António Barbosa. “E durante muitos anos foram eles que também ajudaram o nosso país com o dinheiro que enviaram para cá, com depósitos bancários e investimentos”, enalteceu o autarca pedindo um aplauso para toda a comunidade emigrante do concelho espalhada pelo mundo.

Entre outras individualidades, a cermimónia contou ainda com a presença de Nídia Além, vereadora pelo PS na Câmara Municipal de Monção. “Espera-se que esta feira seja um espaço de muita partilha e muito convívio”, disse à Rádio Vale do Minho a autarca visivelmente satisfeita ao ver nascer mais um certame na freguesia de onde é natural. “É mais um motivo de orgulho para mim”, confessou com um sorriso. “É uma excelente forma de saudar e celebrar com os nossos emigrantes que têm sido uma peça fundamental nas nossas vidas”, sublinhou.

 

Um prato diferente em cada dia

 

A Semana Gastronómica do Emigrante vai prolongar-se até quinta-feira. É um evento sobretudo direcionado aos emigrantes da região. Quatro dias, quatro pratos diferentes neste evento. Esta segunda-feira esteve à mesa o Cozido à Portuguesa… esta terça-feira é a vez do leitão. Na quarta-feira há sardinha assada e caldo verde. No último dia, quinta-feira, haverá a afamada Foda à Moda de Monção [cordeiro].

As portas da tenda principal vão abrir-se todos os dias pelas 18h45. E a partir daí… será festa rija. O verdadeiro espirito do arraial minhoto promete tomar conta de Pias em quatro noites que serão também acompanhadas de muita música.

Para maior comodidade dos visitantes, a organização da feira tem agora um site onde as respetivas reservas para cada jantar podem ser efetuadas: www.feiradafoda.pt [clique para abrir].

 

Veja a nossa galeria de FOTOS da cerimónia de abertura da Semana Gastronómica do Emigrante

 

PUB

Últimas