PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Pias: Presunto de Cordeiro é a grande novidade da próxima Feira da Foda

3 Março, 2019 - 10:37

1162

0

O presunto de cordeiro será uma das maiores novidades na edição deste ano da Feira da Foda. A nova iguaria foi apresentada ao princípio da noite deste sábado, numa cerimónia […]

O presunto de cordeiro será uma das maiores novidades na edição deste ano da Feira da Foda. A nova iguaria foi apresentada ao princípio da noite deste sábado, numa cerimónia que juntou dezenas de pessoas no Pavilhão Gimnodesportivo de Pias para a sessão de apresentação do programa da III edição deste certame que se realiza entre os próximos dias 29 e 31 de março.

Com pompa e circunstância, o inovador pitéu esteve sempre coberto por um manto branco desde o início da sessão. Sempre à vista de todos. Até que, à ordem do Grão-Meste da Confraria da Foda, Agostinho Correia, o segredo foi revelado. “É produto de um trabalho de mais de um ano. Quando falamos no ramo alimentar, temos de ter muito cuidado”, sublinhou. “Mas não poderíamos ficar apenas pelo prato [Cordeiro à Moda de Monção]. Dele percebemos que poderíamos conseguir algo mais. Apostamos nisso de forma mais agressiva e conseguimos criar um produto fruto de muitas experiências. Muitos testes. Mas que será certamente mais uma marca importante para o nosso concelho”, considerou. “E agora temos de continuar a inovar. Este já está aqui. Agora temos é de pensar no que vamos fazer a seguir. É nessa forma que temos de trabalhar”. As palavras foram saudadas com longo aplauso.

 

Pratos em forma de alguidar

 

Outra das inovações nesta edição serão os pratos. A cor branca e as formas mais geométricas desaparecem e surge agora um prato com a forma do icónico alguidar que carateriza o Cordeiro à Moda de Monção, prato que está entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. “Sempre defendemos o barro e esta imagem do alguidar. Depois da vitória neste concurso, faz todo o sentido apresentarmos o prato neste conceito”, disse Agostinho Correia. “Julgo que este prato vai deliciar as pessoas. Vai tornar-se uma bela recordação”. De referir que o encaixe do copo continua a manter-se.

 

João Oliveira: “Projeto está hoje a assumir proporções interessantes”

 

De sorriso no rosto, o vice-presidente da Câmara de Monção e também vereador da Cultura mostrou-se visivelmente satisfeito com estas duas grandes novidades. “É impressionante a capacidade que o Agostinho tem em envolver tanta gente neste projeto que está hoje a assumir proporções muito interessantes”, disse João Oliveira que recordou o temporal que se fez sentir durante a edição do ano passado. “Se este ano tivermos um fim-de-semana normal, temo que não haja cordeiro suficiente para tanta gente que irá invadir esta freguesia para provar uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa“, anteviu. “Tenho a certeza de que será um êxito imenso. Vai rivalizar ainda mais com o maior evento deste género no nosso concelho [Feira do Alvarinho]” e isto deixa João Oliveira ainda mais radiante porque “nem todos os grandes eventos têm de ocorrer no centro da vila. É importante que outros grandes eventos estejam localizados noutras freguesias para que quem nos vem visitar não se fique apenas pelo centro. Que conheçam tudo o que de melhor temos no nosso concelho”.

 

António Barbosa: “Esta é uma feira que está no sítio onde tem de estar”

 

A finalizar, o presidente da Câmara Municipal, António Barbosa que também não poupou elogios a Agostinho Correia. “É o pai desta Feira. Em vez de estar na sua casa, trabalhou noite após noite, mostrou a muitas pessoas o que era o seu projeto e o que pretendia fazer. Uma feira que está no sítio onde tem de estar”, sublinhou de imediato o edil monçanense. “Esta feira conseguiu atingir este patamar por dois motivos: a paixão de Agostinho Correia por este projeto; e estes eventos só se prolongam no tempo se tiverem uma forte ligação à terra onde são realizados. A Feira da Foda é de Pias”, afirmou Barbosa em tom taxativo perante um certame que, conforme já tinha sido noticiado, vai este ano mudar-se para um novo local: o campo de futebol daquela freguesia. Serão 2.500 metros quadrados cobertos e 550 lugares sentados. Recorde-se que, desde a sua génese, o certame tem vindo a realizar-se numa rua central da freguesia.

 

Programa arranca com colocação de placa das 7 Maravilhas

 

No que diz respeito ao programa da edição deste ano, o início está previsto para as 18h30 do próximo dia 29 de março, sexta-feira, com a colocação de uma placa das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa numa das entradas da freguesia. Meia-hora depois, vai seguir-se o corte da fita, com largada de balões. A habitual sessão de discursos contará com a presença da Diretora Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves. O resto da noite será preenchido com várias atuações musicais.

O segundo dia do certame, sábado, abrirá pelas 9h00 com a demonstração de tosquias. Vai seguir-se, pelas 10h00, a inauguração da Estátua do Emigrante no lugar da Lapa. De referir que, entre todas as atuações musicais previstas para este dia, a registar o Grupo Popular Os Teimosos a partir das 22h30 e logo a seguir, pelas 23h30, um concerto de tributo aos ABBA.

O último dia da Feira terá certamente como ponto alto a participação do certame no programa Somos Portugal, da TVi. Entre as 14h00 e as 20h00, a estação de Queluz irá fazer transmissão televisiva a partir de Pias. O encerramento da feira está previsto para as 20h00 e caberá, como não poderia deixar de ser, ao grupo Sons do Minho.

Este certame é um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). Foi o ano passado elevado a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

O novo prato da Feira da Foda, em forma do emblemático alguidar

 

PUB

Últimas