PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Pedro Mota Soares sublinhou ‘papel insubstituível’ das instituições sociais

27 Março, 2015 - 18:06

145

0

Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social inaugurou esta sexta-feira o novo Centro Paroquial e Social de S. Pedro de Merufe.

O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social destacou esta sexta-feira, em Monção, o “papel insubstituível” das instituições sociais em Portugal. Pedro Mota Soares presidiu à inauguração do Centro Paroquial e Social de S. Pedro de Merufe. Em declarações aos jornalistas, o governante referiu que “uma parte muito importante da resposta social está, por exemplo, nas creches e neste caso específico de apoio aos mais idosos. Este é o modelo de um Estado em parceria. Isso implica também que o Estado, ao nível central, possa assumir as suas responsabilidades e obrigações”. O Ministro revelou ainda que o Governo faz intenção de abrir nos próximos tempos 195 equipamentos em todo o país. “Equipamentos que são dirigidos às crianças, às pessoas com deficiência e também do ponto de vista da proteção dos mais idosos”, acrescentou Mota Soares.
O novo Centro Paroquial e Social de Merufe, que começou a funcionar no passado mês de fevereiro, garante dez novos postos de trabalho e compreende gabinetes de trabalho, posto médico, sala de convívio, lavandaria e cozinha, bem como 10 quartos, todos com WC privativo, com capacidade para 17 idosos. Em declarações à rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara de Monção mostrou-se “muito feliz e com razões para acreditar nas palavras recentes de uma responsável nacional das redes sociais, a qual disse que Monção é um concelho inclusivo. Ainda não está totalmente. Penso que as freguesias de Anhões, Portela, Trute e Abedim ainda estão desprotegidas”, considerou Augusto Domingues. “Mas tenho uma solução. Vou reunir com as pessoas daquela área para avançar com essa resposta e aí sim… teremos um completo apoio às crianças mais pobres e aos idosos”, rematou o edil monçanense.
O investimento no novo Centro Paroquial e Social foi de 870 mil euros apoiado parcialmente pela população local, residentes e emigrantes, através de várias iniciativas e campanhas de angariação de fundos. A Autarquia monçanense disponibilizou 80 mil euros, metade entregue em 2014 e a outra metade em 2015.

Últimas