PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Parquímetros regressam ao centro da vila em março

20 Fevereiro, 2018 - 23:25

185

0

A Câmara Municipal de Monção aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, o novo Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e de Acesso Automóvel Condicionado. O documento, recorde-se, esteve […]

A Câmara Municipal de Monção aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, o novo Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e de Acesso Automóvel Condicionado. O documento, recorde-se, esteve em audiência pública para recolha de sugestões durante 30 dias. Com esta aprovação, está dada ‘luz verde’ ao regresso dos parquímetros que deverão estar em pleno funcionamento já no mês que vem.

Esta deliberação, conforme já noticiou a Rádio Vale do Minho, visa disciplinar e otimizar a circulação de veículos no centro histórico da vila, atingindo uma maior rotatividade no estacionamento automóvel, de forma a minimizar a tendência atual para o parqueamento de longa duração. “Entre as 8h30 e as 18h00, os lugares de estacionamento no centro da vila estão todos ocupados”, adiantou o presidente da Câmara, António Barbosa, acrescentando que “o pagamento vai levar a que muitas dessas pessoas, que trabalham na zona histórica, libertem esses lugares para quem quer tomar um café, fazer compras no comércio local ou tratar de assuntos nas instituições públicas”.

O núcleo medieval da vila passará a ter “acesso condicionado”. O objetivo é que o documento desenvolva todos os procedimentos necessários e obtenha todas as aprovações para que seja uma realidade na próxima Primavera. A gestão ficará a cargo da autarquia local e a receita reverterá a favor de atividades promocionais do comércio tradicional. O novo documento, que entra em vigor 5 dias após a sua publicação, acrescenta mais três arruamentos com parqueamento pago (Rua 25 de Abril, Rua Drº José Luís Dias e Rua Engº Duarte Pacheco), ficando este último com apenas um sentido.
A permanência de veículos fica limitada a três horas e será aplicada a taxa de dez cêntimos por cada dez minutos, vigorando de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00. Os habitantes do centro histórico de Monção terão acesso a um cartão de residente.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, “não haverá qualquer caça à multa”. António Barbosa explicou que numa primeira fase [durante a primeira quinzena de março], os condutores que estacionarem sem colocar moeda serão alertados pelos agentes fiscalizadores. Terminada esta fase de advertência, os automobilistas que não obedecerem aos parquímetros estarão sujeitos à respetiva coima.

Refira-se que o condicionamento na circulação automóvel e o estacionamento de duração limitada vigorou no Município de Monção entre 2008 e 2016, tendo sido gerido por uma empresa privada, após o respetivo concurso público lançado pela autarquia monçanense.

Últimas