PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: “Parecem bilhetes para os Coldplay… desaparecem em minutos”

16 Julho, 2023 - 14:31

6736

1

Organização da Festa da Rosca e do Papudo defende mais formação na confeção de roscas.

É a loucura pelas Roscas de Monção e pelos Papudos. Na freguesia de Cambeses, naquele concelho, está a realizar-se mais uma edição da Festa da Rosca e do Papudo.

 

Durante a manhã a afluência às rosqueiras foi de tal ordem que a organização ficou surpreendida.

 

“Ficamos literalmente sem solução. Não contávamos com isto. Com várias rosqueiras no recinto, tudo desaparece numa questão de minutos. Parecem bilhetes para os Coldplay”, contou à Rádio Vale do Minho fonte da organização.

 

Das várias rosqueiras presentes na Praça dos Milagres, apenas uma é da freguesia. Dispõe de dois fornos. O povo espera pacientemente pelas próximas fornadas. 

 

“As outras venderam tudo e têm de aguardar mais tempo enquanto lhes vão buscar mais mercadoria à freguesia de onde são naturais. A nossa fabrica as roscas e os papudos aqui na feira. Mal as fornadas chegam à mesa, é tudo vendido em tempo recorde. Nunca vimos nada assim!”, exclama a organização.

 

“Há gente de Monção… de fora de Monção e sobretudo muitos galegos por aqui. Nunca visto!”, acrescentou.

 

Para a organização da Festa, este cenário deve-se em muito ao facto da Rosca de Monção ter sido elevada em 2019 a uma entre as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

 

A popularidade desta doçaria, fica agora claro, ganhou uma dimensão de tal ordem que o cenário está a acontecer em Cambeses.

 

“Teremos de tomar medidas para o próximo ano. É fundamental termos mais rosqueiras nesta Festa, mas é também fundamental que exista mais formação nesta área por forma a que nos seja possível corresponder a tanta procura”, admite já a organização.

 

“Isto é uma enorme mais valia para Monção”, acrescenta.

 

 

 

Rosqueira de Cambeses entrega as roscas nesta caixa – Pode levar até 18 roscas

[Fotografia: Cedida]

 

 

 

Presidente da Junta muito satisfeita

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, a Presidente da Junta de Cambeses, Catarina Lourenço, confirmou que a afluência está a “superar todas as expetativas”.

 

“É muito difícil de quantificar ate ao momento mas são muitas as dúzias e em todas as variedades que foram já vendidas. Muitas mesmo”, disse a autarca.

 

“A edição deste ano surpreendeu pela positiva tudo e todos e para o ano cá estaremos com novos conceitos e muita animação”, assegurou.

 

Quatro anos depois, a Festa da Rosca e do Papudo está de volta à freguesia de Cambeses, em Monção. O certame começou este sábado e vai prolongar-se até ao final deste domingo.

 

Recorde-se que a última edição deste certame remonta a 2019. Daí em diante esteve suspenso devido às restrições pandémicas.

 

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Cambeses. Conta com o apoio do Município de Monção.

 

 

[Fotografias capa: Cedidas]

Tópicos:

#Festa

Últimas