PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Palácio da Brejoeira vai ser o único homenageado no Feriado Municipal

7 Março, 2019 - 07:13

428

1

O Palácio da Brejoeira, em Monção, vai ser o único homenageado no próximo dia 12 de março, feriado municipal, durante a cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações. Irá […]

O Palácio da Brejoeira, em Monção, vai ser o único homenageado no próximo dia 12 de março, feriado municipal, durante a cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações. Irá receber a medalha de Instituição de Mérito, grau ouro. O anúncio foi feito esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara, António Barbosa (PSD), em reunião do Executivo Municipal. “É uma instituição secular e que muito contribuiu para que, no ano passado, Monção fosse reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. A imagem do Palácio da Brejoeira foi um marco significativo para o reconhecimento da nossa mesa”, referiu o edil monçanense. “Dado o decurso da história do Palácio, dada esta parceria constante com o Município e dada a importância cultural que este espaço tem, é hoje um dos elementos mais relevantes que o concelho tem e único a nível nacional”, prosseguiu António Barbosa. “É o único em Portugal, por exemplo, que tem três torres. E não teve a quarta porque na altura o dinheiro escasseou e não foi concluído esse objetivo”, recordou com um sorriso.

“Este título é também mais um reconhecimento por parte do Município pelo papel que o Palácio tem tido naquilo que é a nossa estratégia para o futuro do Turismo no concelho”, salientou António Barbosa. E foi mais longe. “Estive à conversa com o administrador do Palácio. Desde que vencemos as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, este espaço aumentou significativamente tanto o número de visitas como de vendas”, revelou.

À esquerda, a vereação socialista apoiou totalmente este reconhecimento. “Só é pena a antiga proprietária do Palácio, D. Hermínia D’Oliveira Paes, já não estar entre nós [falecida em 2015]. Merecia inteiramente esta medalha. Sempre colaborou com a Câmara e lembro-me bem de alguns espetáculos que lá se fizeram com a sua conivência”, disse o vereador Augusto Domingues. “Iremos votar a favor. Não poderia ser de outra forma”. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Conforme foi já referido, a cerimónia está marcada para o próximo dia 12 de março. Vai decorrer no Cine Teatro João Verde. O início está previsto para as 11h00, logo após a saudação inicial por parte da Banda Musical de Monção.

 

Número 7 aparece sete vezes na história essencial do Palácio

 

São curiosidades que, à partida, não passarão disso mesmo. Mas pela internet fora, pesquisando por uma breve história do Palácio da Brejoeira, salta à vista o número 7. E são precisamente sete vezes em que este número aparece em momentos fulcrais na história deste espaço icónico de Monção.

  • Pertenceu inicialmente a Luís Pereira Velho de Moscoso, nascido em 1767
  • Luís de Moscoso morreu em 1837
  • O palácio foi vendido a Francisco de Oliveira Paes, quinto proprietário, em 1937
  • As primeiras garrafas de Alvarinho Palácio da Brejoeira foram lançadas em 1977
  • Maria Hermínia Oliveira Paes, filha de Francisco de Oliveira Paes, faleceu em 2015 com 97 anos

Recorde-se que o Palácio da Brejoeira foi um dos elementos que integraram a Mesa do Cordeiro à Moda de Monção, uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

[Fotografia: Turismo do Porto e Norte de Portugal]

 

 

PUB

 

 

 

Últimas