PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Ordem dos Médicos alerta para importância da formação nos profissionais de saúde

4 Junho, 2015 - 15:54

142

0

XVI Encontro de Medicina Geral e Familiar do Alto Minho decorre no Cine Teatro João Verde, até ao próximo sábado.

A Ordem dos Médicos alertou esta quinta-feira, em Monção, para a importância da formação de todos os profissionais de saúde. “Sem formação, o que poderíamos ser? A formação é básica para os nossos utentes. Sem sermos formados, não conseguimos dar a qualidade que desejamos”, disse Pinto Espanhol, representante daquela ordem, durante a cerimónia de abertura do XVI Encontro de Medicina Geral e Familiar do Alto Minho, a decorrer no Cine Teatro João Verde até ao próximo sábado. “Estas jornadas são a prova viva desta sociedade e dinamiza os nossos internos. É com muito gosto que vejo os alunos a levar a todo o lado a uma mensagem nova, de uma profissão diferente e fundamental para a nossa população”, referiu.
Destinado a médicos de família e jovens médicos que se encontram a realizar o internato de Medicina Geral e Familiar, este evento é já uma referência na área a nível nacional.
O programa inclui uma conferência sobre burnout (distúrbio psíquico de caráter depressivo), debates subordinados aos rastreios oncológicos, doenças infectocontagiosas e decisões terapêuticas em pediatria. Previstos dois workshops sobre alcoolismo e obesidade dinamizados por psicólogos e por um grupo de profissionais do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Viana do Castelo.
Como que dando sequência às palavras do representante da Ordem dos Médicos, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) de Viana do Castelo sublinhou a importância da formação na área da saúde, mas realçou também a qualidade. “A ULSAM dá muita importância à qualidade. Na área hospitalar, temos dois hospitais acreditados internacionalmente, que têm tido um papel importante no sentido de certificar as USF’s e as unidades que queiram fazê-lo”, disse António Franklim Ramos. “Como sabem, somos uma Unidade Local de Saúde ‘low cost’. Contudo, devemo-nos orgulhar dos resultados obtidos. Analisados os dados que foram apresentados ao Conselho Consultivo da Unidade Local de Saúde, pudemos demonstrar que nos últimos nove anos houve uma diminuição da taxa de mortalidade, em particular em algumas patologias nomeadamente no enfarte do miocárdio e no AVC”, revelou o responsável.
O programa desta iniciativa inclui uma conferência sobre burnout (distúrbio psíquico de caráter depressivo), debates subordinados aos rastreios oncológicos, doenças infectocontagiosas e decisões terapêuticas em pediatria. Previstos dois workshops sobre alcoolismo e obesidade dinamizados por psicólogos e por um grupo de profissionais do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Viana do Castelo.
Com este encontro, a delegação Distrital de Viana do Castelo da APMGF visa contribuir para um maior desenvolvimento desta especialidade médica, assim como dar a conhecer as gentes e as culturas dos locais onde o evento tem lugar. Desta forma, associado ao programa científico estão programados alguns momentos culturais.
O encontro conta com mais de 200 médicos inscritos, vindos de todas as regiões do país. A iniciativa tem o apoio da Câmara de Monção e com a colaboração do Internato Ricardo Jorge e do Centro de Saúde de Monção.

Ver também:
Autarquia acredita que balneário termal deverá reabrir na próxima semana
Link: https://www.radiovaledominho.com/#!news-24889

Últimas