PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção/Oficial: Cambeses vai ter um Centro de Acolhimento Temporário

13 Setembro, 2022 - 10:47

1537

0

“Cambeses deu um passo de gigante na ação social do nosso concelho”, diz a Presidente da Junta.

Foi aprovada a candidatura para a construção do novo Centro de Acolhimento Temporário (CAT) na freguesia de Cambeses, em Monção. Será o primeiro centro de acolhimento familiar  do concelho, inserido na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

O investimento ascende aos 140 mil euros. O processo segue agora para a celebração do contrato de financiamento com o Instituto da Habitação de Reabilitação Urbana.

 

O projeto, sob tutela da Secretaria de Estado da Habitação em Colaboração com o Instituto da Segurança Social e com o IHRU, “vai permitir que a freguesia tenha todas as condições para alojar temporariamente famílias que necessitem de uma habitação”, explicou a Presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, Catarina Lourenço, à Rádio Vale do Minho.

 

“Cambeses deu um passo de gigante na ação social do nosso concelho. Pela primeira vez, Monção terá uma valência destinada especificamente ao apoio familiar. Garantimos que ninguém fica sem habitação digna em situações de emergência ou de vulnerabilidade”, referiu a autarca realçando que “Cambeses sempre foi especial no acolhimento familiar. Somos um comunidade que sabe receber, que cria condições de adaptação, e que é feliz abraçando cada família que venha para cá”.

 

“Este não é apenas mais um projeto de circunstância. É um projeto que nos diz muito e acima de tudo é o cumprir de uma promessa e divida moral que assumimos . É também um compromisso eleitoral que se realiza”, lembrou Catarina Lourenço.

 

“Estou muito orgulhosa da minha equipa. Devo um agradecimento muito especial à Sra. Secretária de Estado da Habitação, ao IHRU, ao ISS e a todos os que ao longo deste projeto estiveram ao nosso lado e acreditaram”, acrescentou.

 

Catarina Lourenço referiu ainda que “a ação social é uma competência do Município mas também das Juntas de Freguesia. Tudo fizemos para captar investimento para Monção e aí está mais uma candidatura aprovada. Cambeses não compreenderá  a falta de apoio municipal a este projeto. Estamos mais preparados do que nunca para levar ate ao fim este desafio”.

 

 

[Fotografia: JF Cambeses]

Últimas