PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Número de crianças sinalizadas está a diminuir

5 Abril, 2016 - 12:10

405

0

CPCJ de Monção deu início esta segunda-feira às comemorações do mês da prevenção dos maus tratos na infância

O número de crianças sinalizadas em Monção está a diminuir. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Monção. Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância. José Carlos Vale recordou que há dois anos havia mais processos no concelho. “A CPCJ de Monção tem sinalizados cerca de 30 a 40 processos. Entre eles há alguns de maus-tratos efetivos, tanto físicos como psicológicos, mas temos outros processos que chegaram até nós por outras problemáticas que não só os maus-tratos”, disse o responsável.
No entanto, estes números podem não corresponder totalmente à realidade. José Carlos Vale admite que as pessoas têm ainda algum receio em denunciar situações de crianças em perigo. “As pessoas podem dirigir-se à CPCJ ou então contactar-nos por telefone, correio ou e-mail. É totalmente confidencial. Todos os nossos processos são sigilosos. Aqueles que tiverem conhecimento de algum caso, basta divulgar-nos e a partir daí fazemos todo o nosso processo. As denúncias podem ser anónimas”, explicou. Até porque, sublinhou José Carlos Vale, “a melhor maneira de combater os maus-tratos é impedir que aconteçam. Se as pessoas sinalizarem os casos a tempo, poderemos prevenir a tempo muitas situações”, apontou.
Recorde-se que a CPCJ de Monção deu início esta segunda-feira às comemorações do mês da prevenção dos maus tratos na infância. A iniciativa arrancou no Centro Escolar José Pinheiro Alves. “O principal objetivo é alertar as pessoas para o problema dos maus-tratos. Demonstrar que isso pode evitar-se fazendo uma prevenção”.
Ao longo de todo este mês, em Monção, estão previstas várias iniciativas alusivas à temática. Todas elas organizadas pela CPCJ de Monção. Já esta quarta-feira estão previstos dois workshops. O primeiro, marcado para as 10h00, intitula-se “Ação sobre Internet Segura”. Vai decorrer na Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI). Mais ao final da tarde, às 17h00, decorrerá na Secundária de Monção o workshop “A Brincar e a Rir o Bullying vamos prevenir”. A primeira sessão é para professores. Às 21h00 está prevista nova sessão direccionada a pais e encarregados de educação.

Últimas