PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção: Noite em claro em Lapela, Lara e Pias – Chamas ainda descontroladas

22 Agosto, 2022 - 10:21

1902

0

Incêndio ameaçou habitações em várias freguesias.

[atualizada 11h31 – com número de meios no terreno]

 

 

Foi uma noite em claro nas freguesias de Lapela, Lara e Pias, em Monção. O incêndio que deflagrou durante a tarde deste domingo, em Lapela, apurou já a Rádio Vale do Minho, aproximou-se perigosamente de habitações nestas três freguesias.

 

Os presidentes de Junta são unânimes na eficácia e prontidão dos bombeiros que estão a conseguir evitar o pior.

 

“Para já, somente algumas vinhas danificadas. Os nossos bombeiros têm sido incansáveis. O fogo ameaçou habitações durante a noite mas eles conseguiram manter as chamas a seguir pela floresta”, referiu à Rádio Vale do Minho o presidente da Junta de Lara, Carlos Vieites.

 

O mesmo cenário verificou-se na freguesia de Pias, onde as chamas também rondaram habitações mas a intervenção eficaz dos soldados da paz conteve as chamas em área florestal.

 

Entretanto, as chamas continuam descontroladas e estão às portas da freguesia de Pinheiros. Apurou já a Rádio Vale do Minho que nesta freguesia não há, para já, danos significativos a registar.

 

 

Presidente da Câmara não tem dúvidas: “Fogo posto em vários pontos do concelho”

Ouvido pela Rádio Vale do Minho , Presidente da Câmara Municipal de Monção não tem dúvidas. “Foi fogo posto… e em vários pontos do concelho. Não é preciso ser nenhum especialista para perceber isto”, atestou António Barbosa que continua no terreno a acompanhar a situação a par e passo.

 

O autarca confirmou que durante a noite o fogo chegou a aproximar-se de várias casas mas, até ao momento, “felizmente não há habitações danificadas”. 

 

Ainda de acordo com António Barbosa, as chamas seguem com uma frente ativa. 

 

O alerta para este incêndio, recorde-se, foi registado às 15h38 deste domingo.  Está nesta altura a mobilizar 126 operacionais e 36 viaturas e um meio aéreo.

 

A EN 101, na zona de Lapela, continua cortada ao trânsito nos dois sentidos.

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas