Foi uma noite de enchente na Cascata dos Sonhos, na freguesia de Lara, em Monção.
A chuva deu tréguas. Centenas de pessoas aproveitaram este domingo para visitar um dos locais mais famosos do Norte de Portugal por esta altura.
Ainda a noite não tinha caído e a fila para entrar crescia a olhos vistos. Num ápice alcançou dezenas de metros.
O trânsito tornou-se lento. Nas ruas da freguesia, a GNR esforçava-se por encaminhar a avalanche de viaturas.
O momento chegou. As luzes acenderam-se… a multidão entrou, e os olhares de encanto não tardaram. Gente de todas as idades mostrava sorrisos e expressão maravilhada num dos locais mais especiais de Monção.
Veja a galeria de fotos [crédito: cedidas à Rádio Vale do Minho]
Muitas novidades
Uma das grandes novidades deste ano é que o percurso – com cerca de 500 metros – é feito num único sentido: entrada e saída estão em locais distintos.
À entrada do percurso, está uma carpa onde os visitantes encontram vários expositores com produtos locais.
Nesse mesmo largo, no interior do antigo moinho, existe o habitual presépio – também muito visitado.
Já no passadiço, os visitantes vão notar um percurso mais iluminado. Para além das luzinhas amarelas, existirão projetores.
Um dos antigos moinhos no percurso tem imagens da Sagrada Família, com a representação do nascimento de Jesus Cristo.
O Parque de Merendas, junto à cascata, está também mais iluminado.
A Eira da Cotorinha, ali perto, está também adornada com a habitual cena de Natal, prometendo voltar a ser um dos melhores spots de Natal do concelho para fotografias.
Outra das novidades é que este ano a entrada na Cascata dos Sonhos passa a ser cobrada: 1 euro para visitantes com 15 anos de idade ou mais. Para crianças e jovens até aos 15 anos, a entrada é gratuita.
As luzes da Cascata dos Sonhos vão acender-se todos os dias, das 17h00 à meia-noite, até ao dia 13 de janeiro de 2026.
A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Lara.












Comentários: 0
0
0