PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: No próximo domingo vão ser lembrados 174 monçanenses

8 Novembro, 2022 - 20:46

1110

0

Dia do Armistício.

O Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes vai realizar a Cerimónia do Dia do Armistício, da Grande Guerra, no próximo dia 13 de novembro, domingo, pelas 10h45, no Cemitério Municipal de Monção.

 

O Dia do Armistício é uma comemoração do fim simbólico da I Guerra Mundial, em 1918, após quatro anos de conflito. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental.

 

Esta cerimónia contará  com a presença das autoridades locais e constará da tradicional cerimónia de homenagem aos mortos, deposição de coroa de flores e discurso pelo Presidente do Núcleo de Monção.

 

Após a cerimónia o evento terminará com a missa, na Igreja Matriz, de homenagem aos combatentes mortos.

 

“Com este evento o Núcleo de Monção pretende evocar o aniversário do Armistício da Grande Guerra. Evocando pois, o passado histórico e os valores da Paz que os 174 monçanenses, dos quais 22 morreram ou despareceram em combate, ajudaram a construir em 1918, à semelhança de outros monçanenses, que em diferentes momentos da história de Portugal, contribuíram para a sua formação e dos que na actualidade continuam a dar o seu contributo, na manutenção da Paz e Segurança em diferentes países, honrando assim o País e Monção”, refere aquele Núcleo em nota enviada à Rádio Vale do Minho.

 

A evocação desta data acontece por todo o país, em todas as praças onde existem monumentos aos combatentes ou nos cemitérios nos Talhões Privativos da Liga dos Combatentes. Mas, também por toda a Europa este dia é celebrado, “e provavelmente, este ano, mais carregado de emoção e de sentimentos de partilha de memórias da reconciliação e reconhecimento dos erros que conduzem à guerra”.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas